Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipes do IFMG chegam à final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipes do IFMG chegam à final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos dos campi Bambuí, Betim e Ouro Branco chegam à última fase da competição. Final vai ocorrer nos dias 17 e 18 de agosto.
publicado: 28/06/2019 16h10, última modificação: 19/03/2024 10h28

O IFMG será representado por três equipes na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que acontecerá em Campinas-SP, na segunda semana de agosto. As equipes “Conhece-te a ti mesmo”, do Campus Betim, “ARLATM”, do Campus Bambuí e a “Wise”, do Campus Ouro Branco, disputarão a última fase da Olimpíada realizada através da aplicação de uma prova presencial.

O rendimento dos alunos do IFMG foi um ponto de destaque para a professora do Campus Betim, Martha Rebellato, orientadora de outros estudantes que participaram dessa edição do projeto. “Há grupos que alcançaram 90,2% de aproveitamento e não foram para a final, por isso é muito importante termos equipes no Instituto que avançaram para essa última fase da competição”, ressalta.

As equipes
Equipe Bambuí.jpeg“ARLATM”
O Campus Bambuí será representado pela equipe “ARLATM”, formada pelos alunos Aryscia Gomes, Luane Alves e Thomás de Matos, alunos do 3º ano do curso Técnico em Informática. Eles enfrentaram as seis primeiras fases virtuais,  disputando com cerca de 18 mil times de todas as regiões brasileiras, e estão classificados entre os 314 finalistas.

O trio é orientado pelo professor de História, Rodrigo Francisco Dias, que tem muitas expectativas com a final. Sobre os resultados, ele se mostra muito satisfeito com a trajetória da equipe ao longo da competição e ressalta que chegar a final já é uma grande conquista. “Independente do resultado, temos a convicção de que já somos vitoriosos só por estar entre as 314 equipes finalistas”.

54a76a50-63c0-4437-af69-4ce9f0f42b18.jpeg“Conhece-te a ti mesmo”
O Campus Betim será representado pela equipe “Conhece-te a ti mesmo”, formada pelos alunos Gabriel Dias, Milena Silva e Samuel Condé. Os estudantes chegam à final após superarem a sexta e última fase online da Olimpíada, que contou com a participação de outras 14 equipes da unidade.

O professor Lucas Pereira, orientador dos finalistas, considera a ONHB como uma oportunidade para ressaltar o trabalho em equipe e a construção de  conhecimento de forma conjunta. “Um dos pontos mais importantes da Olimpíada é a aposta no caráter coletivo da construção do conhecimento histórico. Sabemos que a ciência é uma atividade coletiva, mas ainda apostamos, em geral, em avaliações individuais”, explica.

Essa será a terceira vez consecutiva que o Campus Betim será representado na final da competição. Desta vez, porém, a unidade não conseguirá arcar com as despesas da viagem e foi criada uma “vaquinha online” aberta a contribuições.

Wise

“Wise”
A “Wise" vai representar o Campus Ouro Branco, com orientação da professora Aline Presot. Arthur de Andrade, Gileade Lopes e Lucas de Oliveira, alunos dos cursos técnicos em Informática e Administração, são os integrantes da equipe. “Todos são do primeiro ano, chegaram há pouco no Instituto e nos surpreenderam pela dedicação e qualidade do trabalho. Fiquei muito orgulhosa de poder orientá-los. Estou certa de que a final em Campinas será uma experiência e tanto”, pontua Aline

A Olimpíada

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas e ocorre desde 2008. O objetivo é valorizar o ensino de história e também celebrar a relevância de professores e alunos na construção coletiva do conhecimento.

A última etapa da competição será realizada, de maneira presencial, através de uma prova dissertativa aplicada, no sábado pela manhã, aos membros das 314 equipes de todo o Brasil selecionadas para a final. O resultado será comunicado no dia 18 de agosto, em uma cerimônia na qual serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação.