Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do Campus Ponte Nova representará Brasil em Campeonato de Karatê

Estudante do Campus Ponte Nova representará Brasil em Campeonato de Karatê

Alan Marçal, aluno do curso técnico em Administração, integrará a equipe da Confederação Brasileira de Karatê durante o Campeonato Sul-Americano, na Bolívia.
publicado: 27/08/2021 09h53, última modificação: 13/03/2024 11h46
Álan Marçal: esforço e apoio convergem em sucesso na carreira como esportista

O atleta Álan Marçal da Silva é estudante do 3° ano do curso técnico Integrado em Administração do IFMG - Campus Ponte Nova. Ele é natural da cidade de Raul Soares e fará parte da equipe da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), que representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, na Bolívia.

O Campeonato Sul-Americano de Karate 2021 estava agendado para este ano, no período de 27 de setembro a 3 de outubro, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Contudo, diante das condições pandêmicas da Covid-19 que alguns países Sul-Americanos ainda se encontram, o evento foi temporariamente suspenso. O estudante participará da competição na modalidade Kumitê e na categoria Junior -55kg, tendo como treinador seu pai, Claudio Avelino da Silva.

Trajetória

Felizmente, tenho família e amigos que sempre me apoiaram (...) e uma escola onde possuo voz e que entende a importância das atividades extracurriculares para a formação de cidadão.

O estudante relata que quando criança treinava com o pai, mas depois ficou alguns anos afastado. Há cerca de cinco anos, seu pai e treinador pediu que ele voltasse a se dedicar aos treinos. Desde então, ele representa a Seleção Mineira de Karatê há 5 anos consecutivos, foi campeão brasileiro em 2017, campeão da Arnold Classic South America, tri-campeão do Open Nacional de Venda Nova do Imigrante; e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro em 2019. No final deste mesmo ano (2019), o atleta e seu treinador resolveram montar uma preparação melhor para que ele pudesse disputar a vaga e representar o país no Campeonato Sul-Americano de Karatê.  “É uma honra poder compartilhar este momento com o IFMG e contar sobre a prática deste esporte, que acontece fora da escola. O meu maior objetivo sempre foi defender o Brasil numa competição internacional”, declara o jovem atleta.

De acordo com o estudante, o esporte de alto rendimento a cada dia que passa se torna mais competitivo e exigente. Treinos intensos, dieta regrada, distanciamento da família e amigos são algumas das exigências de quem experimenta esse estilo de vida. "Aos 17 anos, cursando o último ano do ensino médio, a vida acadêmica por mais branda que seja, demanda também esforços e tempo. Para que a harmonia entre essas coisas aconteça, é necessário que o sujeito e as pessoas que o rodeiam estejam dispostas a encarar essa rotina dual de maneira séria e comprometida. Felizmente, tenho família e amigos que sempre me apoiaram e sonharam comigo. Uma escola onde possuo voz e que entende a importância das atividades extracurriculares para a formação de cidadão. Com esses pilares fortes a caminhada, sem dúvidas, é menos difícil e mais alegre! Obrigado a todos que estão juntos!".

Para o diretor do Campus Ponte Nova, Leonardo de Paiva Barbosa, Álan é um grande exemplo de que é possível conciliar a vida acadêmica com outras atividades. O diretor ressalta que a história do estudante é inspiradora e o IFMG se orgulha de tê-lo na nossa instituição.