Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMG é selecionado para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

Acontece nos Campi

Estudante do IFMG é selecionado para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

Mateus Damasceno, aluno do Campus Ponte Nova, está entre os classificados para a 1ª etapa do projeto, que tem como tema "A educação que queremos"
publicado: 17/08/2023 12h37, última modificação: 07/03/2024 08h58
Mateus Damasceno quando participou do Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa de MG

Mateus Damasceno, aluno do curso técnico Integrado em administração do IFMG em Ponte Nova, é um dos 40 selecionados no estado para participar do  programa "Parlamento Jovem Brasileiro". Como  parte das atividades do projeto, que é realizado pela Câmara dos Deputados, cada estudante deve formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem, a partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens. O tema proposto para este ano é “A educação que queremos”.

“Eu pretendo apresentar diversas propostas, mas, particularmente, relacionadas ao acesso de pessoas  em vulnerabilidade social nas instituições e o pertencimento nesses ambientes, pois minha história é difícil e com diversos tipos de preconceito.  A educação me deu uma oportunidade de mudar de vida”, explica Mateus.  Segundo ele, por ter sofrido várias situações de racismo, capacitismo e outros problemas durante a infância,  encontrou na política uma forma de superar essas injustiças. “Desde então realizo diversos projetos para ajudar as pessoas”, complementa  estudante, que também criou a comunidade “Metamorfose - o futuro é agora” para tratar sobre o tema.

Experiência
Este não é o primeiro contato do estudante com o Poder Legislativo. No ano passado, Mateus foi representante da versão estadual do Parlamento jovem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, quando tratou sobre a saúde mental dos jovens. “Eu, juntamente com o grupo da cidade, elaboramos proposta para combater a ansiedade, depressão e outros problemas relacionados à saúde mental. Apresentamos e debatemos essa temática, pois saímos de uma pandemia que nos isolou e afastou tanto fisicamente quanto psicologicamente, e nisso foi escancarado a nossa fragilidade como ser humano e o quanto precisamos de apoio”.

O aluno é sempre atuante em diversas atividades e projetos, destacando sua atuação junto dos demais colegas no projeto Nossos Direitos Garantidos, que ficou entre as dez melhores equipes de Minas Gerais no Desafio Nacional Liga Jovem do Sebrae no primeiro semestre desde ano. Nas redes sociais,  Mateus irá publicar sua jornada durante o projeto Parlamento Jovem Brasileiro: @mateus_damasceno_ofc

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)
O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foi criado pela resolução nº 12/2003. Podem participar, estudantes do ensino médio (e da Educação de Jovens e Adultos) que tenham entre 16 e 22 anos.

O programa é realizado em 3 etapas: local, estadual e nacional. A etapa local ocorre de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância. São disponibilizadas 40 vagas para cada estado, preenchidas por meio de sorteio. O objetivo é que cada jovem conheça sua realidade local a partir de uma questão que o(a) mobilize dentro do tema deste ano. A etapa estadual, acontece de 11/ 09a 10/11, quando serão selecionados 108 estudantes. Já a fase nacional ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 5 e 7 de dezembro. São 27 vagas e a missão dos(as) deputados(as) jovens será aprimorar as propostas que trouxeram de seus estados, elaborando, em conjunto, uma carta à Câmara. Essa carta deverá conter a mensagem que os(as) jovens brasileiros(as) querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.