Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Rede Federal chegam aos EUA para o programa Jovens Embaixadores

Estudantes da Rede Federal chegam aos EUA para o programa Jovens Embaixadores

As alunas do IFMG, Maria Thereza e Nicolly, estão no grupo de 50 jovens selecionados para o programa.
publicado: 04/07/2022 13h46, última modificação: 11/03/2024 13h47

Dezesseis estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica embarcaram para os Estados Unidos, na última sexta-feira, 1º de julho, para participar do programa “Jovens Embaixadores 2022”. O programa selecionou alunos do ensino médio da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que estão atualmente engajados em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e buscam a solução de problemas em suas comunidades.

De acordo com informações da Embaixada dos Estados Unidos, o grupo desembarcou em Washington, D.C., capital estadunidense, onde participará das comemorações da Independência dos EUA, nesta segunda-feira, 4 de julho. Posteriormente, os estudantes serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades.

Na programação, consta a participação de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, além de visitas em escolas onde farão apresentações sobre o Brasil. O grupo permanecerá em solo norte-americano até 18 de julho.

Conheça os  selecionados no site da Embaixada Americana.

Estudantes do IFMG aprovadas

Maria Thereza Rodrigues, 17 anos, aluna do curso Técnico Integrado em Administração,  no Campus Ouro Branco, é uma das duas estudantes do IFMG selecionadas para o programa Jovens Embaixadores. A outra aprovada é Nicolly Rezende, discente do curso Técnico em Mecânica no Campus Betim. Ambas estão entre os 50 jovens brasileiros selecionados, de um total de seis mil inscritos.

Programa Jovens Embaixadores

O programa, criado em 2002, é uma iniciativa da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil em parceria com o Departamento de Estado dos EUA. Além disso, conta com o apoio institucional das empresas FedEx, IBM e MSD, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da USBEA, do Grupo +Unidos – fundo de investimento social colaborativo formado por empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil e da PLT4Way – iniciativa de Impacto Social no Ensino de Língua Inglesa.

Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é implementado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde sua criação, 677 jovens brasileiros já participaram. Para mais informações, visite jovensembaixadores.org.br.