Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Bambuí participam da etapa final da Olimpíada de História

Acontece nos Campi

Estudantes do Campus Bambuí participam da etapa final da Olimpíada de História

Pela terceira vez, Campus Bambuí chega a final da competição. Alto nível da competição reuniu estudantes das melhores instituições de ensino privada e pública do país.
publicado: 04/09/2023 11h57, última modificação: 07/03/2024 08h45

Mais de 1.100 estudantes de todo o país estiveram participando da etapa final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O evento - realizado presencialmente - aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, em Campinas.

A equipe “All History”, do Campus Bambuí, chegou à final e representou o IFMG após passar por seis fases online. Orientados pelo professor Rodrigo Francisco Dias, a equipe era formada pelos estudantes Alex Januário Gontijo (3° ano de Informática), Ana Cecilia Rosa Bernardes e Laura Casarini Ferreira Teixeira (3° ano de Administração).

Segundo o orientador da equipe, nas seletivas era necessário responder questões e realizar tarefas sobre diversos temas relacionados à História do Brasil. “Este ano, o tema principal da ONHB era sobre a questão indígena no Brasil. E, nossa equipe, tinha a missão de responder algumas perguntas pertinentes à temática para avançar na competição. Na prova da Final, os estudantes foram instigados a refletir sobre o protagonismo dos povos indígenas ao longo da História do Brasil, no passado e no presente, destacando as diversas formas de resistência desses povos na luta pelos seus direitos e no combate à discriminação étnico-racial. Trata-se de um tema relevante para o Ensino de História e que está de acordo com a Lei n° 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nas escolas brasileiras”, explica o professor Rodrigo ao ressaltar que esta é uma das mais difíceis e disputadas olimpíadas científicas do país.

Sobre a preparação dos três estudantes para a competição, o professor-orientador Rodrigo promoveu aulas especiais sobre a História dos Povos Indígenas no Brasil, além de disponibilizar materiais especiais aos estudantes finalistas, tais como textos acadêmicos e vídeos. “Após a realização da prova da Final, a equipe ‘All History’ me mostrou os rascunhos das respostas que eles redigiram. Fiquei impressionado com a quantidade de aspectos relevantes acerca da História dos Povos Indígenas no Brasil que eles conseguiram abordar na prova. Eles - de fato - aprenderam bastante durante as semanas de preparação e todo esse conhecimento será fundamental para eles daqui para frente, seja em exames vestibulares, em concursos públicos ou no Enem. Mas o mais importante é que esse conhecimento os ajudará sempre a ter uma consciência crítica a respeito da questão indígena em nosso país, o que vai ao encontro da nossa perspectiva de educação que preza pela formação para a cidadania e para o fortalecimento de uma cultura democrática de respeito às diferenças e de combate ao preconceito étnico-racial no Brasil”, afirmou o professor.

Reconhecimento na competição

A equipe mineira ainda garantiu a medalha de Cristal na competição, honraria que exalta as equipes que se destacaram durante a Olimpíada e que chegaram à etapa final.

“Nossos estudantes se dedicaram muito e demonstraram maturidade ao longo da competição. Durante os dias em que estivemos em Campinas, a equipe pode conhecer a Unicamp, uma das maiores universidades da América Latina, interagir com estudantes e professores de várias regiões do Brasil e, o mais importante, divulgar o nome do IFMG – Campus Bambuí, mostrando que o nosso campus oferece sim uma educação de qualidade”, afirma o professor Rodrigo.