Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Sabará publicam artigos em congresso nacional
conteúdo

Acontece nos Campi

Estudantes do Campus Sabará publicam artigos em congresso nacional

Aplicativo para atender casos de violência doméstica e estudo sobre a disseminação de Covid-19 em Belo Horizonte foram objetos de estudo para artigos científicos.
publicado: 17/11/2022 12h53, última modificação: 17/11/2022 13h46

Com mais de 1.400 artigos inscritos no 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), os estudantes Marcelo Simim e Matheus Saliba, do curso de Sistemas de Informação, do Campus Sabará publicaram e apresentaram dois artigos completos no CONIC sobre o desenvolvimento de um aplicativo contra violência doméstica e uma análise da evolução da Covid-19 em Belo Horizonte.  

A pesquisa do estudante Marcelo Simim, intitulada "Desenvolvimento de um aplicativo móvel para Guarda Municipal de Sabará-MG para auxiliar o atendimento de casos de violência doméstica" foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Guarda Municipal de Sabará. Como resultado do estudo, um aplicativo foi desenvolvido com funcionalidades específicas para atender à vítima de violência e módulos de gestão demandados pela Guarda Municipal. 

O autor falou sobre a experiência de apresentar um trabalho científico em um evento nacional. “Foi muito enriquecedor. Além de receber o reconhecimento pelo o que foi desenvolvido, também foi muito interessante poder acompanhar os trabalhos científicos que foram produzidos por outros alunos de todo Brasil", disse Simim. A pesquisa foi orientada pelo professor Carlos Alexandre e coorientado pelos professores Bruno Nonato e Ludmila Murta, com a participação das colaboradoras Rayssa Lourrane e Isabela Cristina. 

Visando compreender e predizer a disseminação do Covid-19 em Belo Horizonte, o estudante Matheus Saliba desenvolveu um método numérico computacional, baseado em um modelo epidemiológico compartimental, a fim de averiguar o impacto da vacina no número de casos infectados e recuperados. O estudo resultou no artigo "Análise da evolução da COVID-19 em Belo Horizonte baseada em um modelo epidemiológico SIRV", com orientação do professor Carlos Alexandre e coorientado pela professora Lillia Barsante, da Secretaria de Educação Municipal de Sabará. 

Segundo Saliba, a oportunidade de participar de um congresso nacional trouxe além de reconhecimento, a chance de difundir o nome do IFMG no cenário acadêmico nacional. 

Sobre o CONIC-SEMESP

Realizado desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP) visa identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Em 2021, o IFMG teve três trabalhos aceitos e dois deles conquistaram o 1º e 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. 

Encerramento