Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG são premiadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes do IFMG são premiadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Dois projetos apresentados na edição 2021 do evento receberam prêmios, no último dia 22 de abril. Professores de Congonhas e Sabará falam sobre as iniciativas.
publicado: 25/05/2022 15h25, última modificação: 12/03/2024 08h13

Após ter dois projetos premiados durante a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), estudantes do Campus Sabará receberam a premiação no último dia 22 de abril. O evento é promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e na edição de 2021 foi realizado entre os dias 3 e 10 de dezembro. Os projetos “Dicionário Ilustrado Bilíngue de Edificações para o Ensino” e “CogIF” receberam um smartwatch como reconhecimento.

De autoria do professor Bruno de Assis, do Campus Congonhas, a ideia do dicionário surgiu em 2014 já como um projeto piloto. Em 2019, o projeto foi retomado após o coordenador retornar do doutorado em Linguagens Especializadas com os dados para que o projeto prosseguisse, tendo a participação de estudantes de diversas instituições federais.

Segundo Assis, o dicionário ainda não tem previsão de lançamento, mas será publicado em breve. “O dicionário foi elaborado por professores e com foco nos estudantes do Ensino Médio Integrado, em futuros estudantes do IFMG e, também, para as escolas técnicas federais que oferecem cursos de edificações”, disse ele.

Já o "CogIF: plataforma de análise e estímulo de funções cognitivas para ambientes de aprendizagem" é de autoria do professor Carlos Alexandre Silva e executado pelas estudantes do Campus Sabará, Daniela Medeiros Batista e Bárbara Santos Rabelo. A plataforma ainda não está disponível para acesso ao público. No protótipo atual, ela é capaz de criar uma conta para o usuário e contém o teste de Stroop computadorizado.

O orientador Carlos Alexandre afirma que o sistema, desenvolvido inicialmente para o uso dos discentes dos cursos de tecnologia do Campus Sabará, pode ser uma ferramenta auxiliar na melhoria da qualidade do desempenho educacional, expandindo o uso de sua capacidade cerebral.

O que a SNCT?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) visa à mobilização da população, principalmente crianças e adolescentes, valorizando a criatividade, as habilidades científicas e a inovação. A proposta principal da iniciativa é dar ênfase na importância da ciência e tecnologia.

A edição 2022 da SNCT terá o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, mas a data ainda não foi divulgada.