Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicação de alunos do Campus Santa Luzia aponta soluções para problemas urbanos
conteúdo

Acontece nos Campi

Publicação de alunos do Campus Santa Luzia aponta soluções para problemas urbanos

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo produziram "Caderno de Soluções" com o objetivo de promover reflexões acerca de questões relevantes para a cidade. O "Cosmopolita" está disponível online.
publicado: 28/01/2021 09h31, última modificação: 14/03/2024 10h16
Publicação apresenta reflexões e ações práticas para resolução de problemas socioambientais

Publicação apresenta reflexões e ações práticas para resolução de problemas socioambientais

Você já parou para pensar em quantos problemas o crescimento urbano desordenado pode causar? Os alunos de Arquitetura e Urbanismo do IFMG - Campus Santa Luzia, Brenda Souza e Francisco Almeida, não só pensaram, como desenvolveram uma publicação que apresenta soluções para diversas questões problemáticas identificadas em conglomerados urbanos. O caderno de soluções "Cosmopolita" foi resultado de um desafio proposto pela professora Raquel Julião. 

A docente, que leciona no curso a disciplina "Extensiva 2", discutiu com os alunos problemas socioambientais diretamente ligados a qualquer estrutura urbana, como o tratamento de esgoto e a disposição de resíduos sólidos. A partir dessa proposta, o trabalho dos dois estudantes, que gerou a publicação, promove uma reflexão a respeito dos desafios contemporâneos relacionados ao urbanismo e ainda apresenta algumas soluções possíveis. 

Segundo Raquel Julião, "Brenda e Francisco concentraram-se em pesquisas de técnicas e abordagens funcionais que possam ser reproduzidas a fim de solucionar problemas ou minimizar efeitos colaterais negativos decorrentes das intervenções no território, principalmente em centros urbanos". Ainda de acordo com a professora, a "Cosmopolita" é uma ferramenta informativa, ilustrada e destinada a "intervencionistas da cidade".  

Clique aqui e confira a "Cosmopolita", publicação dos estudantes, na íntegra.