Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes fazem bonito em desafio sobre sustentabilidade

Acontece nos Campi

Estudantes fazem bonito em desafio sobre sustentabilidade

Equipe do Campus Piumhi conquistou segundo lugar na competição do Sebrae/PE, desenvolvendo solução para tratamento de caixas de gordura residenciais e comerciais.
publicado: 21/05/2020 16h22, última modificação: 16/03/2024 09h39

A equipe de estudantes do Campus Piumhi formada pelos alunos Aguinaldo Silva Jr., Josiane Rodrigues, Fernando Barros, Letícia Gomes e Thiago Oliveira conquistou o segundo lugar no Desafio Online SebraeLab, realizado pelo Sebrae/PE em nível nacional. Em sua primeira edição, a atividade se configurou como uma maratona de ideação para alunos do ensino médio, técnico e universitários. Os participantes tiveram que pensar na solução de problemas reais fundamentados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), durante e pós contexto de pandemia da covid-19.

Com a mentoria do professor José Gilson Almeida Teixeira Filho (UFPE), a equipe competiu com 609 inscritos divididos em 133 equipes. Ao final de seis semanas, restaram 279 participantes divididos em 48 equipes. Os alunos do IFMG foram os únicos do estado de Minas Gerais a chegarem na grande final.

Com uma proposta que atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água potável e saneamento) da ONU, a equipe Ecobuilding desenvolveu uma solução para tratamento de caixas de gordura residenciais e comerciais. Ao longo do desafio, tiveram que passar por várias etapas, realizando atividades como o mapa de priorização do problema; a matriz CSD; o canvas effectuation; o questionário de ponto de partida; o mapa de empatia; o checklist de soluções; lean canvas e gravações do pitch.