Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento LGBT colore Reitoria do Instituto

Evento LGBT colore Reitoria do Instituto

publicado: 13/07/2018 16h45, última modificação: 21/03/2024 08h19

lgbt I

E de repente, em pouco mais de minutos, o prédio da Reitoria ganhou novas cores, muitas cores, as cores do arco-íris! Pela primeira vez desde a criação do IFMG, um grupo de ativistas LGBT reuniu-se com os servidores da Reitoria para discutir “Diversidade no Trabalho”. O evento foi promovido pelas pró-reitorias de Ensino e de Gestão de Pessoas, com amplo apoio – e presença - da gestão.

Entre os debatedores, a coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP/MG, Dalcira Ferrão, a artista transformista Nickary Aycker, a servidora do IFMG Campus Ribeirão das Neves, Luna Oliveira, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB de Nova Lima, Thales Vilela, e Rodrigo Ferreira, que há dez anos atua como drag queen em BH, como Penélope Fontana.

Baseados em seu conhecimento e experiências, cada um deles expôs aspectos do mundo, das vivências e das existências LGBT. A transexual Nickary explicou, por exemplo, que seu trabalho como transformista é muito mais do que parte da sua vida, é sua forma de sobrevivência. Já Rodrigo mencionou as mais de 150 mil pessoas na última parada gay de BH, realizada recentemente, “o que significa que não somos exatamente uma minoria”. A servidora do IFMG, Luna, falou sobre as dificuldades que encontrou (e que até hoje encontra) em seu caminho para ser reconhecida como uma mulher.

Respeito acima de tudo

Por sua vez, Dalcira comentou a implicação da psicologia em relação a esses grupos de pessoas e destacou a importância de um espaço público como o IFMG para a discussão do assunto, “geralmente falamos com o próprio grupo LGBT ou para pessoas que já estão sensibilizadas. Aqui estamos conversando com o público em geral”. A psicóloga também deu algumas explicações ao público sobre as diferentes nomenclaturas: gay, lésbica, bissexual, transexual ou travesti. E Thales complementou dizendo que muito mais importante do que entender a sexualidade de alguém ou saber a que grupo sexual essa pessoa pertence, é imprescindível que haja respeito por parte de todos em relação a quem é “diferente”.

Shows

Após várias perguntas vindas do público que lotou o auditório da Reitoria, Penélope e Nickary animaram e coloriram ainda mais o evento com suas performances.

lgbt II

registrado em: