Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Música na educação: iniciativas de extensão envolvem comunidade acadêmica

Música na educação: iniciativas de extensão envolvem comunidade acadêmica

Pró-Reitoria de Extensão destaca ações voltadas para arte e cultura. Recentemente, projetos foram contemplados com aquisição de equipamentos próprios em três campi.
publicado: 22/12/2022 08h55, última modificação: 08/03/2024 11h08

Música e cultura como elementos formativos. Apostando nesta premissa, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMG investiu recursos, ao longo de 2022, para equipar e consolidar projetos que trabalham a música como fator de socialização e ferramenta pedagógica.

Os projetos de extensão "Música no Campus", de Congonhas; "Oficina de prática musical", de São João Evangelista, "Oficina de Música popular" e "Nós da Arte", de Sabará, receberam equipamentos e instrumentos a serem utilizados nas suas atividades e em outras iniciativas dos respectivos campi. "Trata-se de projetos aprovados em editais da Proex e que necessitavam dos equipamentos para sua execução", explica o diretor de Cultura Esportes e Relações Institucionais, Flávio Puff.

Cerca de 140 participantes, entre alunos e servidores, estão diretamente envolvidos nas atividades dos projetos. "Os equipamentos que recebemos recentemente da Proex deram autonomia e qualidade para o projeto, que dependia de equipamentos pessoais dos integrantes ou de uso geral do IFMG, o que acabava por engessar muito as atividades", comenta o professor Daniel Toledo, coordenador do "Música no campus".

Conheça os projetos

Música no campus - "Arte e música no campus: uma ferramenta para socialização, estimulação de talentos e bem estar da comunidade acadêmica". Este é o título oficial do projeto, criado em 2019, que consiste na realização de apresentações musicais e artísticas no Campus Congonhas, a fim de levar a música e a arte à comunidade acadêmica. "Periodicamente, de duas a três vezes ao mês, montamos um palco e nos apresentamos, dando a oportunidade para a comunidade acadêmica também o fazer", conta o coordenador, prof. Daniel Toledo. "Apresentamos também abertura de eventos e saraus e já fomos convidados por outras instituições da cidade", acrescenta. Durante a pandemia, o projeto funcionou em formato virtual, através de plataformas digitais, onde o grupo produzia conteúdo e interagia, seguindo a mesma lógica do presencial, com a comunidade em geral.
"Hoje temos uma estrutura básica própria e funcional, que sustenta o projeto e sua execução", comemora.

Oficina de música popularEspaço de aprendizado musical para alunos e ex-alunos do Campus Sabará. Ocorre de forma colaborativa: alunos ensinam uns aos outros. O coordenador também dá aulas e os alunos praticam instrumentos musicais. O projeto é realizado com sucesso desde 2018, inicialmente como atividade de Ensino e, agora, é apresentado Extensão para incluir também ex-alunos e ganhar a função adicional de promover uma conexão entre eles e a escola. "Organizamos um grupo para ensinar, ensaiar, propor performances, apresentações musicais, composição e outras atividades relacionadas a música. A oficina obedece a uma organização interna definida após as inscrições, já que sua estrutura é feita de acordo com as capacidades e intenções dos integrantes do projeto", detalha o coordenador, prof. Max Barbosa, que é músico e compositor profissional. O projeto também realiza apresentações musicais eventuais de alunos e presença em mídia social, fomentando iniciativas musicais, disseminando informações sobre música e artistas importantes na área, além de divulgar as realizações da Oficina.
Nós da Arte - O coletivo "Nós da Arte", formado em 2021, aborda uma série de formas de arte. Cerca de 70 alunos estão envolvidos em grupos definidos por tema como dança, poesia, artes visuais, teatro e cinema. Durante o projeto são realizados encontros que objetivam tanto estudos quanto a produção artística. O grupo também atua bastante na Internet com a divulgação de obras dos alunos. Para além do apoio por meio da aquisição de equipamentos, Max Barbosa destaca a importância dos bolsistas. "São Iniciativas extensas e de organização complexa, exigindo bastante trabalho, assim, os bolsistas da Extensão são uma ajuda imprescindível para seu gerenciamento. Além disso, o tipo de vínculo criado entre bolsista e o projeto se aproxima de um a relação profissional, o que fornece um experiência única ao aluno", avalia o coordenador.

Oficina de Prática Musical - A iniciativa reúne musicistas do Campus São João Evangelista para a prática orientada e execução musical de repertório escolhido pelos próprios participantes. O projeto também desenvolveu ações como o "Palco Aberto", realizada no pátio durante o intervalo de almoço, apresentações musicais em eventos como a SNCT, Dia do Servidor e a inauguração da reforma e ampliação da Biblioteca Professor Pedro Valério. Criada durante a pandemia de Covid-19, a primeira versão consistia em escolha de repertório, gravação individual e muito trabalho de edição. Desde junho de 2022 a proposta funciona no formato atual. O coordenador, professor Rafael de Castro, adianta que pretende expandir a atuação do projeto com mais atividades de iniciação musical no próximo ano. "O fomento a partir de bolsas e a aquisição de instrumentos musicais possibilitam a criação de um ambiente mais musical e o acolhimento de participantes que não possuem os próprios instrumentos", afirma.