Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum Minas Gerais pela Ciência começa no dia 9 de março
conteúdo

Notícias

Fórum Minas Gerais pela Ciência começa no dia 9 de março

Evento organizado pela Assembleia Legislativa tem inscrições abertas e será realizado em todo o estado. IFMG sediará encontro em Ipatinga, no dia 23 de março.
publicado: 06/03/2020 17h24, última modificação: 18/03/2024 08h38

Estão abertas as inscrições para os encontros regionais do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: por um desenvolvimento inclusivo e sustentável, que terão início na próxima segunda-feira, 9 de março, em Juiz de Fora (Zona da Mata). O fórum é uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com 35 entidades parceiras, sendo o IFMG uma delas, com o objetivo de recolher sugestões da população para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As inscrições para os nove encontros regionais podem ser feitas no portal da ALMG. Todo cidadão interessado pode participar, mesmo aqueles não vinculados a instituições. O requerimento para realização do evento é de autoria da presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

O primeiro encontro será na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contemplará participantes dos municípios da Zona da Mata. A intenção é que cada um desses eventos regionais reúna os interessados da cidade-sede e de outras da mesma região ou de regiões vizinhas.

Sendo assim, o encontro do Sul de Minas será em Varginha, em 13 de março; o do Norte e Noroeste, em Montes Claros, em 16 de março; o dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Araçuaí, em 20 de março; o dos Vales do Aço e do Rio Doce, em Ipatinga, em 23 de março, no campus do IFMG; o do Triângulo e do Alto Paranaíba, em Uberlândia, em 6 de abril.

O encontro da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Região Central será em Belo Horizonte, em 17 de abril; o da região Centro-Oeste, em Divinópolis, em 24 de abril; e o das microrregiões do Caparaó, Campos das Vertentes e Ouro Preto será em Ouro Preto, em 27 de abril. A etapa final do fórum ocorrerá nos dias 27 a 29 de maio, na sede da ALMG, em Belo Horizonte.

Entre os temas em debate estão possibilidades de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação; diversificação das atividades econômicas; desenvolvimento regional; desenvolvimento econômico e social; popularização da ciência; inovação tecnológica; integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia; e aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa por meio de plataformas digitais.

Clique aqui para acessar a página de inscrições e programação.