Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores debatem tema assédio moral durante Colégio de Dirigentes

Gestores debatem tema assédio moral durante Colégio de Dirigentes

publicado: 14/08/2018 18h00, última modificação: 21/03/2024 07h59

Colocar o tema do assédio moral em pauta e discutir o conceito, as causas, suas consequências e as formas de prevenção. Com esse objetivo, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas promoveu, na tarde de quinta-feira, 9 de agosto, um momento de conversa com os gestores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), durante reunião do Colégio de Dirigentes, realizada no Campus Avançado Conselheiro Lafaiete. A atividade marcou o lançamento do projeto “Vamos conversar?”, ação cujo objetivo é ampliar os canais de diálogo e integração dos servidores com a gestão, de modo a tornar o ambiente de trabalho mais produtivo.

O momento foi conduzido pelo diretor de Desenvolvimento de Pessoas da Reitoria, Daniel dos Reis Pedrosa, que convidou o servidor da Auditoria Interna, Ely Félix Ventura, para apresentar os conceitos sobre o assunto. Mestre em Administração Pública pelo programa de Mestrado Institucional (Minter) IFMG/Fumec, Ely defendeu a dissertação “Assédio moral no serviço público: o caso Ufop” e enriqueceu o debate trazendo os conceitos, casos e a importância de se falar sobre o tema. “A profissão de uma pessoa tem significado e relevância para a sociedade e, por isso, existe um impacto grande na vida de um trabalhador quando algo está errado em seu ambiente de trabalho”, afirmou.

Ele também apresentou a definição de assédio moral, que é, segundo a estudiosa do tema, Margarida Barreto, “a exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função, de forma repetitiva e prolongada ao longo da jornada de trabalho”. Para o diretor Daniel Pedrosa, é preciso falar sobre o assunto para melhorar o entendimento e evitar que os conflitos aconteçam. “Nos pequenos detalhes é que as coisas podem acontecer, o que torna importante adotar práticas respeitosas, sem abuso de poder”. Ele acrescentou ainda que a prevenção passa pelo autoconhecimento de cada pessoa.

Para o reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, o assunto é importante e demanda uma longa discussão. É um tema que não pode ser negligenciado devido à sua complexidade e diversos desdobramentos. Dialogar sobre o assédio moral é uma forma de amadurecer as relações de trabalho, já que há diferentes nuances. Pode ocorrer, por exemplo, de forma descendente e ascendente. “É um assunto delicado, mas é bom ouvir e receber as contribuições com base na realidade de cada gestor”, afirmou o diretor-geral do Campus Bambuí, Rafael Bastos Teixeira.

A abordagem do tema junto aos dirigentes do IFMG integra o plano de capacitação planejado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas para o ano 2018. Segundo a pró-reitora, Olímpia de Sousa Marta, por meio do projeto “Vamos conversar?” será possível agregar importantes contribuições para o programa de formação de lideranças que está em desenvolvimento na instituição. Uma nova etapa ocorrerá no mês de novembro.

Além do reitor, também participaram do encontro em Conselheiro Lafaiete os pró-reitores e diretores-gerais dos campi, gestores que integram a formação do Colégio de Dirigentes.