Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco inaugura ginásio poliesportivo e ambiente de inovação

Campus Ouro Branco inaugura ginásio poliesportivo e ambiente de inovação

Além de fortalecer a cultura esportiva, ginásio recebeu nome em homenagem ao ex-aluno Marcos Paulo Martins Leite. Já o ambiente 'Ouro Hub' facilitará o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
publicado: 20/09/2023 16h55, última modificação: 06/03/2024 16h34

O IFMG inaugurou, no dia 18 de setembro, dois novos espaços do Campus Ouro Branco: o Ginásio Poliesportivo “Marcos Paulo Martins Leite” e o ambiente de inovação “Ouro Hub”. A cerimônia contou com a presença do diretor do campus, Lawrence Gomes; do reitor do Instituto, Kléber Glória; do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Fernando Braga; dos diretores dos campi Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Preto, Rodrigo Reis, Robert Cruzoaldo e Reginato Fernandes, respectivamente; além de autoridades municipais, estaduais e federal; docentes, técnicos administrativos e estudantes.

O início da solenidade foi marcado pela apresentação musical de violino, violoncelo e violão por parte de estudantes da Casa de Música de Ouro Branco. Já o encerramento contou com o descerramento das placas de inauguração, homenagens para personalidades de destaque na história do campus, além de um momento de confraternização no hall de entrada do Bloco Didático.

Ginásio Poliesportivo

ginasioO ginásio recebe o nome do ex-aluno do campus, “Marcos Paulo Martins Leite”, do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica, falecido em 2021. A homenagem se dá em virtude do entusiasmo do estudante na construção do local, além da dedicação e do apoio em diversos projetos e iniciativas.

O espaço abriga quadra poliesportiva, vestiários, arquibancada, depósito e já oportuniza a realização de diversas modalidades esportivas, como vôlei, basquete, futsal e tênis de mesa.  Além disso, poderá ser usado para sediar eventos e festivais. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2 milhões, advindos de recursos de emendas parlamentares, do campus Ouro Branco e também da Reitoria do IFMG.

Ambiente de Inovação “Ouro Hub”

laboratorioO “Ouro Hub” agrupa, em um só espaço, ambiente de coworking (cooperação), pré-incubação de negócios, incubadora de empresas e espaço maker. A iniciativa oferta, aos estudantes, pesquisadores e empreendedores, a possibilidade de desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, com a finalidade de atender ao setor produtivo local e estimular a inovação e o empreendedorismo.

Solenidade

Para o diretor do Campus Ouro Branco, Lawrence Gomes, o Ginásio Poliesportivo significa mais que uma estrutura física, mas a concretização de um sonho antigo da comunidade. “É um local onde fortaleceremos nossa cultura esportiva, do lazer, onde promoveremos saúde e bem-estar para todos”, explica. Já sobre o “Ouro Hub”, ele sinaliza que vai possibilitar aos envolvidos “o compromisso com o futuro, com a criatividade e com a busca por soluções que impulsionem nosso desenvolvimento”, completa.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Fernando Braga, enfatiza o potencial do “Ouro Hub”, “um ambiente educacional que explora a capacidade dos estudantes de questionar e realizar, que vai receber egressos, promover o desenvolvimento de uma série de atividades, além de ser um espaço para gestão das empresas incubadas”, esclarece.

Reitor do IFMG, Kléber Glória reforçou o intenso trabalho para a consolidação dos dois espaços no Campus Ouro Branco. “Foi uma missão cumprida com louvor. Hoje é minha última inauguração como gestor e, depois de 40 anos como servidor do IF, quero destacar o reconhecimento e minha gratidão por todos os momentos emocionantes vividos nessa jornada, como esse de hoje”.

Compuseram a mesa da cerimônia, ainda, a mãe do ex-aluno homenageado Marcos Paulo Martins Leite, Luciane Silva, o deputado federal Reginaldo Lopes, o deputado estatual Cristiano Silveira, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, e a presidente da Câmara Municipal, Nilma Silva.