Notícias
Programa Bolsas de Excelência Usiminas premia 50 estudantes do Campus Ipatinga
Cinquenta estudantes do Campus Ipatinga receberam o prêmio Bolsas de Excelência Usiminas em cerimônia realizada na tarde de terça-feira, 24 de junho, no auditório da empresa. Os alunos, dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Automação Industrial, foram contemplados com bolsas individuais no valor de R$2.500.
O “Bolsas de Excelência” é um programa de educação da Usiminas que premia jovens considerando desempenho acadêmico, atitude e situação socioeconômica. Segundo o diretor do Campus Ipatinga, Rafael Ribeiro, trata-se de uma conquista importante para toda a comunidade acadêmica da unidade, já que o programa premiou um número significativo de estudantes, depois de participarem de um processo com várias etapas, que cobrou deles prova de Matemática e Lógica, analisou questões disciplinares e frequência às aulas, entre outros critérios.
Rafael Ribeiro destaca o caráter motivador da iniciativa. "Esperamos que possa continuar nos próximos anos, pois além de reconhecer estes estudantes, motiva outros a buscarem atender também estes critérios", avalia. A assistente de alunos do Campus, Camila Fernandes, concorda que o programa tem incentivado o bom comportamento dos estudantes. "Em alguns casos, a mudança de postura é nítida: eles pensam duas vezes antes de ter determinadas atitudes. Houve alunos com boas notas que este ano não ganharam o prêmio por indisciplina, daí, querem ter chance no próximo ano", comenta.
Premiação
Foram disponibilizados quatro ônibus para transportar os estudantes, familiares e equipe do IFMG ao evento de premiação, que contou com visita técnica aos ambientes da Usina em Ipatinga e uma animada palestra com o Jardel Beck.
"Não é só um dinheiro que vai nos auxiliar no investimento na nossa educação, é uma forma de mostrar como a gente dedicar as nossas vida aos estudos é transformador, é recompensador".
Daniel Bulhões, estudante
Para o reitor do IFMG, Rafael Bastos, que esteve presente à cerimônia, a iniciativa representa um reconhecimento, também, ao trabalho realizado. "Ver este reconhecimento por parte da Usiminas, que é referência mundial em sua área de atuação, nos dá muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo na formação dos nossos alunos, na valorização dos cursos técnicos e neste trabalho conjunto de fortalecimento do arranjo produtivo local", pondera.
Durante seu discurso, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, enalteceu o papel transformador da educação. "Todas aquelas horas que vocês dedicarem a se destacar, ser diferentes na educação, acreditem: vão mudar as suas vidas e a da sua família, dos seus entes queridos", disse aos estudantes. "A educação é o que muda a realidade, a vida das pessoas, um bairro, uma cidade, um estado, o Brasil, a sociedade como um todo", reafirmou Chara.
O estudante Daniel Bulhões emocionou os presentes ao falar em nome de todos os premiados. O jovem ressaltou que o significado da premiação vai muito além do recebimento da bolsa. "Não é só um dinheiro que vai nos auxiliar no investimento na nossa educação, é uma forma de mostrar como a gente dedicar as nossas vida aos estudos é transformador, é recompensador". Daniel finalizou com uma frase de Nelson Mandela: "A educação é a maior arma para transformar o mundo".
O diretor do campus, Rafael Ribeiro, expressou os agradecimentos à empresa pela iniciativa, em nome de toda a comunidade acadêmica. "Somos gratos à Usiminas, todos os que valorizam a educação são nossos parceiros", reiterou.
Seleção do Bolsas de Excelência Usiminas - Entre outros critérios, foram observados a inexistência de reprovações ao logo do Ensino Médio e o desempenho escolar em 2024 – média final igual ou superior a 70; percentual de faltas abaixo de 20%; e não ter sofrido qualquer penalidade disciplinar no período. Os alunos foram, então, classificados por um ranking que levou em conta, ainda, a média final de 2024; questionário socioeconômico; além de um teste de Matemática e Lógica, com mínimo de 30% de acerto.
Confira os estudantes premiados
|