Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > Programa Bolsas de Excelência Usiminas premia 50 estudantes do Campus Ipatinga
conteúdo

Notícias

Programa Bolsas de Excelência Usiminas premia 50 estudantes do Campus Ipatinga

Iniciativa leva em consideração desempenho acadêmico, atitude e situação socioeconômica. Cada aluno foi contemplado com uma bolsa de R$2.500
publicado: 26/06/2025 17h00, última modificação: 26/06/2025 18h22

Cinquenta estudantes do Campus Ipatinga receberam o prêmio Bolsas de Excelência Usiminas em cerimônia realizada na tarde de terça-feira, 24 de junho, no auditório da empresa. Os alunos, dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e Automação Industrial, foram contemplados com bolsas individuais no valor de R$2.500.

O “Bolsas de Excelência” é um programa de educação da Usiminas que premia jovens considerando desempenho acadêmico, atitude e situação socioeconômica. Segundo o diretor do Campus Ipatinga, Rafael Ribeiro, trata-se de uma conquista importante para toda a comunidade acadêmica da unidade, já que o programa premiou um número significativo de estudantes, depois de participarem de um processo com várias etapas, que cobrou deles prova de Matemática e Lógica, analisou questões disciplinares e frequência às aulas, entre outros critérios.

Rafael Ribeiro destaca o caráter motivador da iniciativa. "Esperamos que possa continuar nos próximos anos, pois além de reconhecer estes estudantes, motiva outros a buscarem atender também estes critérios", avalia. A assistente de alunos do Campus, Camila Fernandes, concorda que o programa tem incentivado o bom comportamento dos estudantes. "Em alguns casos, a mudança de postura é nítida: eles pensam duas vezes antes de ter determinadas atitudes. Houve alunos com boas notas que este ano não ganharam o prêmio por indisciplina, daí, querem ter chance no próximo ano", comenta.

Premiação

Foram disponibilizados quatro ônibus para transportar os estudantes, familiares e equipe do IFMG ao evento de premiação, que contou com visita técnica aos ambientes da Usina em Ipatinga e uma animada palestra com o Jardel Beck.

"Não é só um dinheiro que vai nos auxiliar no investimento na nossa educação, é uma forma de mostrar como a gente dedicar as nossas vida aos estudos é transformador, é recompensador".
Daniel Bulhões, estudante

 Para o reitor do IFMG, Rafael Bastos, que esteve presente à cerimônia, a iniciativa representa um reconhecimento, também, ao trabalho realizado. "Ver este reconhecimento por parte da Usiminas, que é referência mundial em sua área de atuação, nos dá muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo na formação dos nossos alunos, na valorização dos cursos técnicos e neste trabalho conjunto de fortalecimento do arranjo produtivo local", pondera.

Durante seu discurso, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, enalteceu o papel transformador da educação. "Todas aquelas horas que vocês dedicarem a se destacar, ser diferentes na educação, acreditem: vão mudar as suas vidas e a da sua família, dos seus entes queridos", disse aos estudantes. "A educação é o que muda a realidade, a vida das pessoas, um bairro, uma cidade, um estado, o Brasil, a sociedade como um todo", reafirmou Chara.

Bolsas de Excelência UsiminasO estudante Daniel Bulhões emocionou os presentes ao falar em nome de todos os premiados. O jovem ressaltou que o significado da premiação vai muito além do recebimento da bolsa. "Não é só um dinheiro que vai nos auxiliar no investimento na nossa educação, é uma forma de mostrar como a gente dedicar as nossas vida aos estudos é transformador, é recompensador". Daniel finalizou com uma frase de Nelson Mandela: "A educação é a maior arma para transformar o mundo".

O diretor do campus, Rafael Ribeiro, expressou os agradecimentos à empresa pela iniciativa, em nome de toda a comunidade acadêmica. "Somos gratos à Usiminas, todos os que valorizam a educação são nossos parceiros", reiterou.

Seleção do Bolsas de Excelência Usiminas - Entre outros critérios, foram observados a inexistência de reprovações ao logo do Ensino Médio e o desempenho escolar em 2024 – média final igual ou superior a 70; percentual de faltas abaixo de 20%; e não ter sofrido qualquer penalidade disciplinar no período. Os alunos foram, então, classificados por um ranking que levou em conta, ainda, a média final de 2024; questionário socioeconômico; além de um teste de Matemática e Lógica, com mínimo de 30% de acerto. 

Confira os estudantes premiados

Bolsas de Excelência - Alunos premiados

 

Bolsas de Excelência Usiminas