Você está aqui: Página Inicial > Notícias > giro_campi > IFMG e Prefeitura de João Monlevade realizam reunião de alinhamento sobre novo campus
conteúdo

Notícias

IFMG e Prefeitura de João Monlevade realizam reunião de alinhamento sobre novo campus

Licitações para construção da sede estão em fase final. Prefeitura trabalha na definição de espaço provisório.
publicado: 25/06/2025 10h22, última modificação: 25/06/2025 10h24

Representantes do IFMG e da Prefeitura de João Monlevade participaram na última segunda-feira, dia 23, de uma reunião de alinhamento sobre o andamento das ações para instalação do campus do Instituto no município. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura, contando, em seguida, com visitação a um dos possíveis locais onde funcionará provisoriamente a unidade e, também, ao terreno onde será construído o novo campus.

As três principais licitações para a construção do campus estão em fase adiantada. "Para o restaurante, a empresa já foi selecionada e iniciou os trabalhos. Quanto ao bloco didático e ao ginásio poliesportivo, estamos nas etapas finais do processo licitatório", detalha o servidor Nélis Silva, membro da Comissão de Implantação. Serão empregados R$15 milhões em recursos do novo PAC, do Governo Federal, na construção destas estruturas e em obras de urbanização – este último, em fase de elaboração do projeto arquitetônico. Outros R$10 milhões serão destinados a mobiliário e equipamentos.Visita ao local de construção da sede do IFMG em João Monlevade

O reitor do IFMG, Rafael Bastos, destacou a maneira planejada, porém célere, com que o processo tem caminhado. “Os novos campi precisam atender públicos que muitas vezes não são priorizados, como Educação de Jovens e Adultos, pessoas 60+, projetos relacionados a cultura, que já estão sendo pensados aqui”, apontou o dirigente. Novamente, o reitor abordou a necessidade de manter agilidade nas ações de implantação do novo campus, sem deixar de tratar da realidade das unidades que já existem.

Presente – Atualmente, o IFMG conta com um Polo de Educação à Distância no instalado município por meio de convênio de cooperação técnica. “Isso possibilitou a oferta, já em 2025, do curso técnico subsequente em Logística na modalidade ensino a distância, vinculado ao Campus Ribeirão das Neves”, explica o professor Leonardo Barbosa, integrante da Comissão de Implantação do Campus João Monlevade.

Está sendo tratada, também, a oferta de uma turma do programa Mulheres Mil, com foco na formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A combinação de planejamento estratégico, cooperação interinstitucional e antecipação de ofertas educacionais posiciona o campus como um agente transformador para a educação profissional e tecnológica em João Monlevade e todo o Médio Piracicaba”. 
Comissão de Implantação do Campus João Monlevade

Futuro – A cessão do espaço para funcionamento provisório da unidade deve ser oficializada pela Prefeitura nos próximos dias. Para 2026, a previsão é a oferta de 200 vagas iniciais, em cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, além de uma turma do Proeja.

Por meio de acordo de cooperação técnica, educacional, científica e cultural, haverá cessão de servidores municipais nos três primeiros anos de funcionamento do campus.

De acordo a Comissão de Implantação da nova unidade, a efetivação deste planejamento está, agora, vinculada à emissão da portaria de funcionamento, definição da tipologia e liberação de servidores pelo Governo Federal.

Relembre – A doação do terreno 25 mil m² no Parque do Areão Leonardo Dinis Dias para construção do campus foi efetivada em outubro de 2024. Foi realizada, no mesmo ano, audiência pública para apresentação do projeto institucional do campus e para a participação da população na definição dos cursos a serem ofertados.

Participaram da reunião o prefeito Laércio Ribeiro, a secretaria municipal de Educação, Alda Fernandes, o assessor de governo Cristiano Vasconcelos, além dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Nair de Cássia e Walter Jasonil. Pelo IFMG estiveram presentes o reitor, Rafael Bastos, o pró-reitor de Extensão, José Roberto de Paula, a chefe de gabinete, Fátima Freitas, além dos servidores da Comissão de Implantação do Campus João Monlevade: Nélis Silva (Reitoria), Leonardo Barbosa (Ponte Nova), Ingrid Silveira (Ponte Nova), Mateus de Sousa (Bambuí).