Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Homenagem a “excluídos da história” marca participação do Campus em olimpíada
conteúdo

Acontece nos Campi

Homenagem a “excluídos da história” marca participação do Campus em olimpíada

O vaqueiro Joaquim Pereira das Neves teve sua trajetória reconhecida em pesquisa realizada por estudantes dos cursos técnicos integrados na semifinal da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. O evento contou com a participação da esposa do homenageado, professores e alunos do 9º ano da Escola Estadual João Wesley.
publicado: 05/07/2019 18h15, última modificação: 19/03/2024 10h23
Exibir carrossel de imagens Encerramento da ONHB movimenta Campus

Encerramento da ONHB movimenta Campus

Para marcar a participação do IFMG – Campus Governador Valadares na edição 2019 da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) foi realizada, na manhã do dia 04 de julho, uma homenagem ao senhor Joaquim Pereira das Neves, mais conhecido na comunidade por “Seu Zé”. Aos 79 anos, ele foi escolhido por uma das duas equipes que chegaram à 5ª fase da competição para ocupar um lugar na história de Governador Valadares pela sua atuação como vaqueiro na década de 1960. Este período foi marcado pelo desenvolvimento da pecuária e da expansão territorial da cidade, bem como da região do Vale do Rio Doce.

A professora de História Joelma Aparecida do Nascimento, orientadora dos alunos na competição, explica que a pesquisa sobre Joaquim é fruto de uma tarefa da semifinal da Olimpíada que propunha trazer à cena os sujeitos “excluídos da história” e que não aparecem nos livros didáticos. O questionamento que norteou a pesquisa dos alunos buscava compreender como a história dos vaqueiros, boiadeiros, tropeiros marcaram a ocupação territorial e o desenvolvimento econômico da região. “A atividade nos instiga a pensar sobre os usos do passado na escrita da história e como todos nós, de alguma maneira, atuamos na história do nosso próprio tempo”, resume a docente. 

Clique aqui e conheça mais sobre a história do vaqueiro Joaquim! 

Encerramento da ONHB movimenta Campus

Também estiveram presentes no auditório durante a apresentação da pesquisa a esposa do senhor Joaquim, professores e estudantes do 9º ano da Escola Estadual João Wesley, bairro onde o homenageado possui uma barraquinha de doces localizada na mesma rua do colégio. Ao final, foi entregue ao homenageado um quadro com o banner da sua história escrita pelos estudantes durante a tarefa. 

Veja álbum de fotos no Flickr do Campus. 

Após o evento, os estudantes da escola João Wesley tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Campus na companhia do coordenador de Extensão, Virgílio Chagas Resende. 

Fonte: Comunicação Campus Valadares