Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais

Homenagem aos 10 anos dos Institutos Federais

Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza Sessão Solene para comemorar os 10 anos da lei que criou os Institutos Federais, sancionada em 2008
publicado: 25/06/2018 17h02, última modificação: 14/12/2018 10h31

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, no dia 18 de junho, uma sessão solene em homenagem aos 10 anos da Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e  instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além dos IFs, a Rede também inclui os centros federais de educação tecnológica (Cefets) do RJ e MG, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Colégio Pedro II (RJ) e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

A solenidade contou com a presença de reitores, dirigentes e servidores dos cinco Institutos mineiros: Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste de Minas Gerais, do Sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro (IFTM), que juntos contam  com 56 campi  mais de 300 polos de educação a distância, 140 mil alunos e 1.250 cursos.

Em seu discurso, o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória destacou o acerto na política de criação dos Institutos Federais, em 2008, e o posterior crescimento e fortalecimento da Rede Federal, apesar das dificuldades enfrentadas. Ele enfatizou sua experiência pessoal, baseada em sua vivência, por ter sido aluno, técnico-administrativo e professor na antiga Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, que hoje é um campus do IFMG.

Homenagem IFs ALMG

Discurso do reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, durante a Sessão Solene

Continuidade
Os reitores destacaram a notoriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido de forma articulada pelos IFs mineiros, mas também cobraram pelo descongelamento dos gastos para ser possível continuar levando transformação social através da educação profissional, científica e tecnológica de qualidade para localidades do interior que por muito tempo estiveram carentes de oportunidades.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IFTM, professor Roberto Gil Rodrigues Almeida, destacou a notória ampliação da oferta de educação profissional em Minas Gerais desde a implantação dos Institutos, passando de 10 mil para 140 mil alunos nesses 10 anos, mas ressaltou que há um risco real de regresso. “Temos números favoráveis, mas infelizmente estamos congelados em questões financeiras. O orçamento da Rede Federal hoje é o mesmo de 2013, quando tínhamos 500 mil alunos, mas hoje somos mais do que o dobro, com 1 milhão e 100 mil. Quando se fala em cortes ou congelamento estamos falando em menos cursos, menos alunos, menos oportunidades. E para atingir as demandas, temos que na verdade aumentar, que quadruplicar os nossos números”, disse o reitor, que disse ainda que além de ser gratuita a Rede é inclusiva, atendendo às camadas mais necessitadas do país, já que mais de 80% dos alunos possuem renda per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Homenagem
Em nome dos institutos mineiros, os cinco reitores receberam placas de homenagem da Assembleia Legislativa pelos relevantes serviços prestados à sociedade, que foram entregues pelo deputado Cristiano Silveira e pelo vice-presidente da Casa e presidente da sessão, deputado Dalmo Ribeiro, que também parabenizou os Institutos e se comprometeu a destinar juntamente com outros deputados uma emenda para os Institutos Federais de Minas Gerais na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujo prazo se encerrará nesta semana. “Não poderíamos deixar de colocar o plenário da ALMG à disposição de todos diretores, reitores e todos aqueles que tem feito esta educação de excelência e de qualidade”, disse o deputado Dalmo.

IFMG
O Instituto Federal de Minas Gerais  é um dos 5 Institutos do Estado. Possui 18 campi, com atuação em 4 grandes regiões de MG, que atendem a mais de 15 mil estudantes. Além disso, trabalham no IFMG  950 docentes e 900 técnicos-administrativos

Homenagem IFs ALMG - todosEquipe do IFMG presente ao evento

registrado em: