Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Saberes da Extensão ocorre nos dias 13 e 14 de agosto

I Seminário Saberes da Extensão ocorre nos dias 13 e 14 de agosto

publicado: 05/08/2019 10h19, última modificação: 19/03/2024 07h53

Um espaço reservado para a troca de saberes entre as distintas áreas que compõem a Extensão. Esta é a proposta do I Seminário Saberes da Extensão, que será realizado no Campus Ribeirão das Neves nos dias 13 e 14 de agosto. A ação faz parte do II Planeta Inovação, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão.

Assim como no ano passado, o II Planeta Inovação vai reunir uma série de eventos, organizados em “ecossistemas”, para divulgar diferentes iniciativas desenvolvidas por servidores e estudantes do IFMG. O I Seminário Saberes da Extensão será parte do ecossistema Ciência e Tecnologia.

Trata-se de uma mostra, em seção pública, de relatos de experiência de ações dialógicas entre o IFMG e a comunidade externa intermediadas pelos coordenadores e equipes nas áreas de comunicação; cultura; educação; direitos humanos e justiça; meio ambiente; saúde; trabalho; tecnologia e produção. Os 33 trabalhos que integram a programação englobam os campi Arcos, Bambuí, Betim, Formiga, Ipatinga, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Sabará, Santa Luzia e Reitoria.

O evento tem como finalidade, ainda, possibilitar parcerias entre ações afins, bem como a articulação com as áreas de ciência, tecnologia e inovação nos demais eventos promovidos pelo Planeta Inovação.

A participação, gratuita, é aberta à comunidade acadêmica de todos os campi do IFMG e ao público em geral. Para assistir às apresentações do seminário não é necessária inscrição prévia.

13/8, TERÇA-FEIRA

10h às 12h

Abertura: Palestra "Inclusão Digital - Um relato de experiência extensionista" - Prof. Carlos Alexandre Silva | Espaço para debate

14h às 15h30

Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão
(Bate-papo com alunos de Iniciação Científica, Pós-Graduação e extensionistas)

15h às 16h

Palestra: A importância da Empresa Júnior para a carreira profissional.
Palestrante: Gabriel Pereira (Analista de RH da Base 2 / Bolsista Proex)

14/8, QUARTA-FEIRA
8h30 às 10h30 Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão

9h às 12h

Reunião aberta do Comitê de Extensão: Curricularização da Extensão

Público-alvo: Alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação do IFMG, interessados em apresentar seus trabalhos de Extensão. Apresentações abertas ao público em geral.

TRABALHOS APROVADOS

Acessibilidade e deficiencia visual

Joice Paloma

Acessibilidade em instituições de ensino: avaliação do campus Santa Luzia e sensibilização da comunidade acadêmica

Carolina Helena Miranda

Araras produtor de água

Humberto Coelho de Melo

Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência

Maitê Costa

Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação

Alexandre Ferreira Mascarenhas

Cineclube cidadão

Bruno Francisco Melo Pereira

Cinema e debate

Taciana Almeida Garrido

Desmistificando a matemática do ENEM

Isabela Bárbara de Sousa

Diálogos sobre o patrimônio

Maria Cristina Rocha Simão

Engenharia e arte: processos de fabricação

Douglas Melo

Ensaios de intervenção sustentável  na microbacia do córrego Baronesa

Raquel Manna Julião

Escola de futsal: uma experiência do IFMG campus Formiga

Luiza Aguiar dos Anjos

Estradas de Vila Rica a Cachoeira do Campo: dos antigos caminhos a estrada de Dom Rodrigo Menezes

João Vitor Batisteli

Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas

Chrisley Bruno Ribeiro Camargos

Gerindo Talentos

Stella M. Gomes Tomé

Implantação da fazenda modelo em sustentabilidade no IFMG campus Bambuí

Cezar Dias do Nascimento

Inclusão digital em Sabará

Carlos Alexandre

Inclusão digital: aplicação de cursos de informática para a comunidade de Bambuí-MG

Marcos Roberto Ribeiro

Levantamento topográfico do aterro controlado do município de Piumhi-MG

Humberto Coelho de Melo

Matemática e redação: uma relação possível e necessária

Danielli Ferreira

Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural

Flávio Jr.

Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar

Maitê Costa

Núcleo de inovação e desenvolvimento empresarial de Sabará (NIDES)

Lucas Maia dos Santos

Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática?

Cássia do Carmo Pires Fernandes

Práticas corporais: atividades físicas no campus Betim

Mauro da Costa Fernandes

PProjeto pédiquê? Este mato é panc.

Bárbara Regina Pinto

Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG

Humberto Coelho de Melo

Relato de experiência de atividades de educação alimentar