Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NIT e Arinter promovem eventos em Ribeirão das Neves

NIT e Arinter promovem eventos em Ribeirão das Neves

publicado: 31/08/2017 00h00, última modificação: 04/09/2017 14h32

O IFMG promoverá, nos dias 17 e 18 de outubro, dois eventos no Campus Ribeirão das Neves, sendo um deles em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), o outro com a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter).

O NIT, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais irá promover o I Workshop de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual. Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, o evento faz parte da estratégia do Instituto de estabelecer parcerias e gerar negócios com o setor produtivo. Serão workshop2s.pngdisponibilizadas 70 vagas, destinadas a coordenadores de inovação, diretores dos campi e demais profissionais ligados a área de elaboração de projetos e geração de negócios. O workshop será estruturado em atividades práticas de produção e avaliação de projetos e negócios.

Temas abordados:

- Como criar uma relação instituição de ensino/empresas

- Como gerar negócios numa instituição de ensino?

- Como criar startupspin off e incubadora de empresas dentro do IFMG?

- Busca tecnológica em banco de dados de patentes

- Novo Marco legal de CT&I

- Patentes e outros

Programação completa - EM BREVE

savethedate-seminario.jpgO II Seminário de Internacionalização, promovido pela Arinter, conta com uma programação com participação dos bolsistas selecionados pelo Internacionaliza IFMG/2016 que desenvolveram pesquisas em Portugal.  Os alunos apresentarão as experiências vividas nas instituições portuguesas. Podem participar do Seminário diretores e representantes da Arinter dos campi , assessores internacionais e professores de idiomas do Instituto . O evento visa proporcionar a reflexão e ampliar o diálogo sobre o papel da internacionalização no Instituto,  apresentar novas oportunidades de mobilidade acadêmica,  cooperação internacional e  partilhar a experiência dos discentes em Instituições Portuguesas.

O evento contará, também, com palestras sobre as políticas de internacionalização da Rede Federal, apresentação de novas oportunidades de mobilidade acadêmica, cooperação internacional, além de um minicurso, com 40 vagas disponíveis, sobre metodologias e tecnologias inovadoras para o ensino: experiência Brasil - Finlândia.

Programação:

09:00 – 12:00

Oficina – Metodologias e tecnologias educacionais inovadoras:  A experiência compartilhada pelo  “Professores para o Futuro” – Finlândia – Brasil (IFCE )

12:00 – 13:00

Almoço

13:00 – 17:00

Oficina – Metodologias e tecnologias educacionais inovadoras:  A experiência compartilhada pelo “Professores para o Futuro” – Finlândia – Brasil (IFCE )

9:00 -9:30

Credenciamento

9:30 – 10:30

Palestra de abertura: Brasil/Portugal – Oportunidades de cooperação – Prof. Carlos Ramos,  Vice-Presidente para a Investigação, Internacionalização e Inovação do Instituto Politécnico do Porto

10:30 - 11:00

Intervalo – Coffee-break

Exposição banners - pesquisa

11:00 - 12:30

12:30 -13:30

Intervalo – Almoço

13:30 – 14:30

Mini-Onu – A experiência do Campus Ouro Branco  - Profa. Maria Virgínia Maciel Jordana

14:30 – 15:30

Politicas e ações de internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica – Marjorie Cerejo – Assessoria de Relações Internacionais (CONIF) /  Carolina Oliveira -  Coordenadoria de Relações Internacionais (CONIF).

15:30 – 16:00

Intervalo – Coffee-break

Exposição banners - pesquisa

16:00 – 17:00