Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ibirité e Conselheiro Lafaiete promovem cursos virtuais em Libras

Acontece nos Campi

Ibirité e Conselheiro Lafaiete promovem cursos virtuais em Libras

publicado: 24/04/2020 09h44, última modificação: 18/03/2024 08h20

Os campi Conselheiro Lafaiete e Ibirité iniciaram, em abril, cursos com a temática “Língua Brasileira de Sinais” (Libras). Como o período atual está marcado pela pandemia do coronavírus, as aulas são virtuais e ministradas por plataformas específicas. Confira abaixo os detalhes das ações.

CAMPUS IBIRITÉ

Em Ibirité, o curso livre “Libras para todos” abriu os trabalhos no dia 13 de abril e é voltado para servidores e alunos do campus. Trata-se de uma ação de nível básico que pretende ser um meio difusor da língua e da cultura do povo surdo.

Com duração de um mês, o curso é gratuito e promovido na modalidade a distância, por meio da plataforma acadêmica Google Classroom. Às segundas e quintas-feiras são disponibilizadas aulas e atividades e os participantes organizam suas rotinas de estudos. O envio dos trabalhos é realizado na própria plataforma, segundo prazos estipulados pela coordenação.

“Libras para todos” é ministrado pela colaboradora do campus, Camila Taís dos Santos. Ao final da ação, será emitido certificado como curso livre, com carga horária de 24h.

Mais sobre o curso

O assunto direcionador do curso “Libras para todos” é a apropriação, conhecimento e valorização da Língua Brasileira de Sinais, oferecendo suporte intelectual para quem desejar conhecer e se aprofundar no idioma dos surdos brasileiros (Libras).

Programa curricular

Teoria

• História da Língua Brasileira de Sinais;
  • Particularidades linguísticas da Libras;
  • Identidade e Cultura Surda;
  • Surdo x Deficiente Auditivo;
  • Os cinco Parâmetros da Libras;
  • Sinais simples e compostos / arbitrários e icônicos;
  • Português como 2ª língua para o surdo  O surdo e a família (CODA)

Prática

• Alfabeto Manual;
  • Datilologia;
  • Numerais;
  • Advérbios de tempo e saudações;
  • Calendário (Dias, mês e ano);
  • Família/Genealogia e condição civil  Cores (Tons e tonalidades);
  • Animais (mamíferos, marinhos, invertebrados)
  • Alimentos, Frutas, Hortaliças, Bebidas;
  • Materiais escolares

CAMPUS CONSELHEIRO LAFAIETE

O Campus Conselheiro Lafaiete deu início em abril a duas turmas do curso de Libras, voltado para alunos, servidores e também para a comunidade externa.

As aulas são disponibilizadas virtualmente pelo aplicativo Zoom. As turmas estão sob a coordenação da intérprete de Libras, Valéria Amorim Campos Domingos, e do aluno surdo do 1º ano do curso técnico em Mecânica, Waldemar.

Alunos

Destinada aos alunos, a primeira turma teve início no dia 13 de abril e ocorrerá até o mês de dezembro. A carga horária total é de 20h e as aulas são realizadas sempre às segundas-feiras, com uma hora e vinte minutos de duração. Foram oferecidas 25 vagas, sendo 23 devidamente preenchidas. O curso será certificado pelo campus.

Servidores e comunidade externa

Já a segunda turma, direcionada aos servidores e à comunidade externa, iniciou os trabalhos no dia 22 de abril, também pelo aplicativo Zoom. O curso em questão, ofertado na modalidade FIC, vai ter a duração de 20h, com expectativa de conclusão em dezembro. As aulas vão ocorrer às quartas-feiras, com duração de uma hora e vinte minutos. Todos os participantes receberão certificado. Foram disponibilizadas 20 vagas.