Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre três vagas para contratar professor visitante
conteúdo

Notícias

IFMG abre três vagas para contratar professor visitante

Profissionais atuarão em projetos para o fortalecimento de estratégias nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Veja os requisitos de cada vaga e inscreva-se até 18 de julho.
publicado: 06/07/2021 08h45, última modificação: 13/03/2024 13h19

O IFMG acaba de abrir as inscrições para selecionar três professores visitantes. São oportunidades com carga horária semanal de 40 horas e remuneração mensal que pode chegar a R$ 6.289,21 (e benefícios), conforme a formação do candidato aprovado. Para participar, o interessado vai precisar seguir os passos descritos no edital nº 37/2021 e enviar a documentação exigida. As inscrições estão abertas até o dia 18 de julho e devem ser realizadas pela página de concursos (clique para acessar).

Conforme as regras do processo, serão selecionados profissionais que tenham atuação nas seguintes áreas: 1) análise de dados educacionais e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Extensão; 2) análise de dados educacionais e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Ensino; 3) ética em pesquisa e bioética: política institucional e boas práticas. Cada vaga tem requisitos distintos, enumerados a seguir:

1 - Análise de dados e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Extensão

  • formação em curso de licenciatura em matemática, química ou física;
  • doutorado há, no mínimo, dois anos;
  • conhecimentos em análise de dados; técnicas de análise descritiva, inferencial (testes de hipótese) e multivariada (análise fatorial);
  • conhecimento em utilização de softwares estatísticos como R, PSPP, planilhas de cálculo e similares.

 

2 - Análise de dados educacionais e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Ensino

  • formação em curso de licenciatura em matemática, química ou física;
  • doutorado há, no mínimo, 2 (dois) anos;
  • conhecimentos em análise descritiva de dados; legislação educacional; avaliação interna e externa de cursos superiores.

 

3 - Ética em pesquisa e bioética: política institucional e boas práticas

  • doutorado há, no mínimo, 2 (dois) anos, em uma das seguintes áreas: políticas sociais, saúde pública, saúde coletiva, ciências da saúde;
  • experiência de pesquisa nos temas: ética em pesquisa; bioética; conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica; constituição e funcionamento de Comitês de Ética em pesquisa com seres humanos e pesquisa com animais; acesso ao Patrimônio Genético (PG) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA).


Para se inscrever, será preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50. A isenção pode ser solicitada até o dia 11 de julho. Não será permitido que o mesmo candidato se inscreva para mais de uma vaga. A seleção será realizada em três etapas. A primeira refere-se à entrega da documentação, que será eliminatória. A avaliação do curriculum Lattes será realizada a partir de 29 de julho. Já a terceira etapa, que corresponde a uma apresentação oral, está prevista para ocorrer entre 9 e 11 de agosto.

A contratação dos professores visitantes tem por objetivo contribuir para o aprimoramento e execução de programas de ensino, pesquisa e extensão; viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico; entre outros objetivos elencados no item 4 do edital 37. Após a aprovação e convocação, o candidato será vinculado ao Polo de Inovação. As pesquisas e atividades, quando forem presenciais, serão realizadas na Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte, ou em alguns dos 18 campi, para reuniões de trabalho.

Acesse o edital nº 37/2021

Inscreva-se pela página de concursos