Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Bambuí inaugura os Ambientes de Inovação
conteúdo

Acontece nos Campi

Campus Bambuí inaugura os Ambientes de Inovação

publicado: 30/06/2022 16h37, última modificação: 11/03/2024 13h46

No dia 29 de junho, o IFMG - Campus Bambuí inaugurou os Ambientes de Inovação. Estes espaços consistem em uma incubadora de empresas, um espaço coworking e um laboratório maker.

A Incubadora Arquipélago do campus é uma casa que foi reformada para atender a finalidade de desenvolver ideias e projetos inovadores em negócios sustentáveis. O espaço conta com três salas para as empresas incubadas, além de copa, banheiro e uma área externa que poderá comportar eventos como treinamentos e oficinas. A incubadora possui o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação por meio editais de incubação (pré e pós) que promovam iniciativas e transformem em empresas (startups). A proposta pretende pré-incubar em torno de 20 projetos e incubar cinco negócios, a princípio.

Além da incubadora, no mesmo local terá o Espaço Coworking, uma sala ampla totalmente mobiliada para reuniões, apresentações, treinamentos, mentorias, oficinas, dentre outros. A proposta do coworking é justamente integrar todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento das inovações: as empresas startups, fornecedores, clientes, parceiros e mentores. É a partir da filosofia do coworking que se constrói e fortalece o ecossistema local de empreendedorismo e inovação de uma forma integrada e colaborativa.

Por fim, o Laboratório IF Maker dispõe de um conjunto de equipamentos que pretende apoiar os empreendedores na missão de prototipar os seus produtos. Com tecnologia de ponta, impressora 3D, torno, fresa, router laser, esmeril, furadeira de bancada, quadro de ferramentas e uma bancada para trabalho, a comunidade pode desenvolver protótipos e testar seus produtos. Todos estes espaços dos Ambientes de Inovação poderão ser utilizados pela comunidade acadêmica do campus e também externa, perante agendamento prévio; disponível em um site com mais informações e reserva.

E, a partir de julho, a Incubadora Arquipélago do Campus Bambuí lançará o seu primeiro edital de pré-incubação e também um evento de ideação e empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, chamado de Bootcamp.

Fonte: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo - NIE (DPIPG)