Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG celebra os 15 anos dos Institutos Federais

IFMG celebra os 15 anos dos Institutos Federais

Em evento promovido na Reitoria, em Belo Horizonte, o Instituto inaugurou sua galeria de reitores. Houve, ainda, descerramento de placa comemorativa e lançamento de um livro sobre os 15 anos. Ações terão continuidade nas redes sociais.
publicado: 15/12/2023 14h17, última modificação: 21/12/2023 12h16

Os Institutos Federais comemoram, em 29 de dezembro, os 15 anos da Lei n. 11.892/2008, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para celebrar a data, ações que já vinham sendo empreendidas ao longo de 2023 foram intensificadas neste mês. No IFMG, um evento realizado na última quinta-feira, 14, na Reitoria, contou com o descerramento de uma placa alusiva à data, além de inauguração da galeria de reitores e do lançamento de um livro sobre a história da Rede Federal.

As atividades tiveram início com a reunião do Colégio de Dirigentes - que congrega os diretores de campi, pró-reitores, reitor e outros gestores -, durante a qual foi feita a entrega dos cadernos e calendários institucionais de 2024, com o selo comemorativo dos 15 anos. Ao final, houve a inauguração da galeria de reitores, localizada no 4º andar do prédio da Reitoria. Planejada em parceria pelas Diretoria de Infraestrutura e de Comunicação, a galeria contempla as fotos dos professores Caio Bueno, reitor no período de 2009-2014, e Kléber Glória, que dirigiu a instituição entre 2015 e 2023.

"Perceber como nossa instituição amadureceu é fundamental para que possamos dar novos passos." Rafael Bastos

Em seguida, no ambiente de convivência do 3º andar, servidores, colaboradores e demais convidados participaram do descerramento da placa alusiva aos 15 anos dos Institutos Federais. Durante a solenidade, o ex-reitor, Caio Bueno, relembrou o momento da fundação dos institutos e da constituição do IFMG, destacando a necessidade de manter esforços contínuos pelo desenvolvimento dos campi. Kléber Glória corroborou a ideia, apontando a importância das ações de cada gestão na construção da Instituição. "Acima de qualquer divergência de pensamento, temos em comum o objetivo de trabalhar pelo bem do IFMG", afirmou o ex-dirigente.

Lançamento do livro “15 anos dos Institutos Federais: histórias, políticas e desafios”

O evento também contou com o lançamento do livro livro “15 anos dos Institutos Federais: histórias, políticas e desafios”, da professora Maria da Glória dos Santos Laia, ex-Reitora do IFTO e, atualmente, docente do Campus Ouro Preto. A obra reúne relatos de 14 ex-reitores para contar os bastidores da criação dos Institutos.

O reitor Rafael Bastos reafirmou a importância histórica das comemorações realizadas. "Este é um momento para refletir sobre como foi a caminhada, ao longo desses 15 anos, e mostrar o quanto a nossa instituição amadureceu. Isso é fundamental para que a gente possa dar novos passos institucionais", avalia.

Nos próximos dias, o IFMG dará sequência às comemorações com a publicação, nas redes sociais, de depoimentos em que servidores e alunos falam um pouco sobre sua história na Instituição. Acompanhe em @ifmgnarede.

Sobre a Rede Federal

Hoje, o Brasil conta com 600 campi em todas as regiões do país e mais de  1,4 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional; técnicos; e de graduação e pós-graduação. Atualmente, o IFMG é composto por 18 campi e 1 Polo de Inovação instalados em regiões estratégicas de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria sediada em Belo Horizonte. Os campi estão localizados nas seguintes cidades: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga (campus e Polo de Inovação), Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Comemorações

Nos últimos dias, a Rede Federal tem realizado uma série de celebrações, dentre elas, a cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com a exibição do documentário “Institutos Federais, a cara do Brasil”, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios, criado pelo servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.

Acesse outras notícias sobre os 15 ANOS DOS IFs (aqui)

Assista ao documentário sobre os Institutos Federais

registrado em: