Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG distribui mais de 135 toneladas de alimentos aos estudantes

IFMG distribui mais de 135 toneladas de alimentos aos estudantes

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, instituição utilizou recursos do PNAE para a compra de mais de 10 mil kits de alimentação, que chegaram aos alunos durante a pandemia.
publicado: 09/02/2021 10h53, última modificação: 07/03/2024 12h30
Exibir carrossel de imagens Unidades do IFMG realizaram distribuição de kits de alimentos aos estudantes
Fotos: Campus São João Evangelista

Unidades do IFMG realizaram distribuição de kits de alimentos aos estudantes Fotos: Campus São João Evangelista

A pandemia de covid-19 e a consequente paralisação das atividades acadêmicas presenciais não impediram que o IFMG desse continuidade ao programa de alimentação destinada aos estudantes. Segundo levantamento feito com dados da Diretoria de Assistência Estudantil da Reitoria, os campi distribuíram, a partir de recursos do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o ano de 2020, 10.416 kits de alimentos a estudantes e suas famílias. Esse número corresponde a mais de 135 toneladas de alimentos.

O número adquirido por cada unidade foi definido a partir do quantitativo de alunos a ser atendido pela entrega dos alimentos. Realizada a licitação, conduzida pela Reitoria e voltada aos campi que não possuem restaurantes próprios, as unidades receberam os alimentos, que foram prontamente entregues às famílias. Para a logística de entrega, cada campus desenvolveu um sistema específico, tendo em vista o respeito às normas de distanciamento social, uso de máscara e higienização dos kits. Dentre as estratégias adotadas, o agendamento de horário para realização das entregas foi uma das mais viáveis.

Cada um dos kits contém um conjunto de 10 alimentos não perecíveis: arroz, feijão, açúcar, óleo, macarrão, fubá, café, molho de tomate, sal e leite em pó, que são embalados em fardos transparentes resistentes ou caixa própria. A quantidade de cada item a ser adquirida foi definida no termo de referência, documento que orientou a realização da licitação.

Apoio à agricultura familiar

Os campi São João Evangelista, Ouro Preto e Bambuí, que não participaram da licitação pois possuem restaurantes próprios, adquiriram os kits utilizando recursos da assistência estudantil junto a agricultores familiares das respectivas regiões. Nessas unidades, a distribuição dos alimentos também respeitou as medidas de prevenção à Covid-19.

Gerente de Estratégia Institucional e responsável pela implementação do PNAE no Campus Ouro Preto, Cláudio Aguiar Vita destaca o papel social do projeto. “Adquirimos mais de R$300 mil em alimentos saudáveis, cultivados em nossa região, produzidos pela agricultura familiar. Os alimentos são provenientes das cooperativas de Santa Rita de Ouro Preto (distrito de Ouro Preto) e de Goiabeiras (distrito de Mariana). Mais de 60 famílias estarão fornecendo os alimentos e, consequentemente, recebendo pela produção. Assim, estaremos contribuindo para fazer a economia local ‘girar’, gerando renda na região e atenuando os efeitos na economia em decorrência da pandemia, para esta parte da população”, destaca.

Segundo a nutricionista Vanessa Campos, a distribuição busca contribuir para a garantia de segurança alimentar e nutricional dos alunos neste período de incertezas imposto pela pandemia. “A inclusão de alimentos adquiridos diretamente da agricultura familiar representa, ainda, respeito à cultura alimentar da região”, enfatiza.

O agricultor familiar Renato Polito Fernandes, da cidade de Capelinha, ressaltou a importância do PNAE para manter sua produção. “O programa do IFMG-SJE tem ajudado muito a mim e a minha família, como agricultores familiares. Possuímos uma pequena indústria de polpa de fruta e a aquisição do nosso produto nos ajudou muito, pois em 2020 tivemos nossas vendas reduzidas a praticamente 5% do volume anual anterior. Toda nossa produção é destinada à venda para o PNAE, tanto em escolas estaduais, prefeituras e escolas federais. As prefeituras não adquiriram nosso produto e as escolas estaduais cancelaram o edital para aquisição devido à pandemia. Então, o fato do Campus São João Evangelista ter continuado comprando a polpa de fruta  foi muito importante para nós”.

Para a estudante Eduarda Ferreira, do Campus São João Evangelista, a entrega dos alimentos, realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2020, foi muito bem-vinda. "O kit de alimentação oferecido ajuda muito a minha família e, acredito que, a muitas outras também. O kit é composto por diversos tipos de alimentos que juntos compõem uma alimentação saudável, rica e com muita fartura", comentou a aluna do curso Técnico Integrado em Informática.

Campus SJE entrega quase 5 toneladas de alimentos em kits do PNAE aos estudantes

Campus Ouro Preto distribui kits de alimentos a alunos e alunas