Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações de permanência e o direito à Educação
conteúdo

Notícias

Ações de permanência e o direito à Educação

publicado: 29/04/2021 08h18, última modificação: 14/03/2024 13h20

Na semana que se comemora o dia mundial da educação, o IFMG  reitera o seu compromisso em garantir que esse seja um direito acessado por todos. É por isso, que mesmo com a suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia da Covid-19, o IFMG não parou suas atividades. E com o início das aulas do primeiro semestre letivo de 2021, as ações de apoio estudantil estão a pleno vapor para garantir a permanência estudantil na instituição.

O diretor de Assuntos Estudantis (Dirae), Paulo Lourenço, ressalta que mesmo com a extensão do último semestre de 2020, o IFMG prorrogou a validade de todos seus editais, garantindo o pagamento dos auxílios até a finalização do semestre de cada Campus. “Dar continuidade aos editais da assistência estudantil, aponta para o reconhecimento do importante papel que os programas da assistência estudantil do IFMG  desempenham para o acesso e permanência dos nossos estudantes”, salientou  o diretor. 

Os campi Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São João Evangelista já iniciaram as atividades do 1º semestre de 2021 e, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) via Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae), lançaram editais de bolsa permanência e inclusão digital.  A publicação dos editais dos demais campi obedecem o início dos seus respectivos calendários.

 

Como participar dos editais da Assistência Estudantil?

Os estudantes que se encaixam no perfil do Programa de Assistência Estudantil (PAE) devem se inscrever no Sistema de  Seleção  da Assistência Estudantil (SSAE).  Todo o processo é eletrônico e digital. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e orientações que estão disponíveis na página da Assistência Estudantil do IFMG (CLIQUE AQUI). É no menu ‘Editais’ que o estudante tem acesso a todos os editais disponíveis e vigentes do seu Campus. 

Projeto Alunos Conectados 


Lançado em 2020, o projeto ‘Alunos Conectados’ tem a missão de disponibilizar internet aos estudantes de baixa renda matriculados nas universidades e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica via operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP). A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Os estudantes do IFMG em condição de vulnerabilidade socioeconômica e que foram beneficiados pelo projeto tiveram condições de acesso ao Ensino Emergencial Remoto (ERE) e puderam acompanhar as atividades online com melhor qualidade tecnológica, configurando mais um reforço às ações educacionais emergenciais de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O projeto ‘Alunos Conectados’ tem prazo de execução até dezembro de 2021.

Sobre as estratégias adotadas para mitigar os impactos da suspensão das atividades presenciais nos campi do IFMG, o Pró-Reitor de Ensino, Carlos Bento, ressalta as ações assertivas e protetivas que vêm sendo tomadas desde o ano passado. “Em situações de calamidade é extremamente necessário que o poder público seja capaz de apresentar estratégias que sejam capazes de responder às inúmeras demandas que são postas a instituições. Desse modo, garantir a conectividade dos estudantes torna-se algo essencial para darmos continuidade aos processos formativos que são desenvolvidos no IFMG”, disse ele. 

chips conectadosPara receber o chip de internet móvel, o Ministério da Educação definiu que o público prioritário deveria estar na faixa de renda per capita de até 0,5 salário mínimo. E, baseado nessa exigência, 1785 estudantes de diversos campi do IFMG foram beneficiados. Até o momento, 785 chips foram distribuídos na primeira remessa. Já o quantitativo restante será encaminhado aos contemplados ainda neste primeiro semestre de 2021. 

Os estudantes estão recebendo chips desbloqueados da Operadora Claro, com pacote de 20GB de internet por mês. Vale destacar que os chips não possuem franquia de voz ou SMS, sendo de uso exclusivo para dados. Os beneficiados podem acompanhar o consumo de dados e devem utilizar o chip exclusivamente para as atividades diárias de estudos. 

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 

Desde 2018, o IFMG retomou com força total as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em seus campi. Somente em 2020, o IFMG atendeu a número superior a 10 mil estudantes da educação básica beneficiários do programa. Em decorrência da situação de calamidade pública ocasionada pelo COVID-19, as ações do PNAE foram traçadas no sentido da continuidade da execução do programa. Para tanto foram distribuídos aos estudantes kits de alimentos adquiridos por meio de chamadas públicas da agricultura familiar e pregão eletrônico. Segundo a Dirae, novas chamadas públicas acontecerão em todas as regiões de atuação do IFMG e um novo pregão eletrônico está em andamento. 

Para a gestora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no IFMG, Maitê Costa da Silva, a instituição apresenta hoje um papel de destaque junto aos outros institutos da rede federal na execução do programa. “Em se tratando de uma das maiores políticas sociais do país, a execução do PNAE no IFMG reforça cada dia mais a aproximação com suas metas institucionais de responsabilidade social, garantia de segurança alimentar e nutricional e o comprometimento com a educação”, destacou a coordenadora. 


Corte no orçamento do IFMG

Desde maio de 2020, o IFMG por meio da Política de Assistência Estudantil, vem reestruturando os seus programas de permanência, devido à impossibilidade de realizar atividades presenciais ocasionadas pela pandemia.  Infelizmente, o IFMG sofrerá o impacto do corte de 16,32% sobre o orçamento de 2021, se comparado ao de 2020, representando a redução de R$ 10,7 milhões no valor das fontes do Tesouro Nacional. 

Sobre o assunto, o reitor Kléber Glória ressaltou que o IFMG se colocará sempre na luta contínua pela defesa das políticas estudantis, pela  ampliação das condições de acesso e, principalmente, pela permanência dos estudantes na instituição.