Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG é parceiro em projeto para melhorar coleta de materiais recicláveis em Ouro Branco

Acontece nos Campi

Projeto “Braços de Mulher” visa ampliar a coleta de materiais recicláveis e otimizar o desempenho da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis da cidade
publicado: 23/06/2021 15h03, última modificação: 13/03/2024 13h27

Para ampliar a coleta de materiais recicláveis e otimizar o desempenho da Ascob (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco) está sendo desenvolvido o projeto “Braços de Mulher”, com recursos de Investimento Social da Gerdau, e o apoio do Campus Ouro Branco, Prefeitura Municipal, da Ecotres (Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos) e da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat).

O projeto conta com três eixos. Já está em execução a melhoria da infraestrutura operacional com a aquisição de um empilhador semielétrico, uma empilhadeira hidráulica e a construção de piso usinado, contribuindo para o processo de Triagem, Enfardamento e Carregamento dos materiais recolhidos.

Nas etapas seguintes, serão realizadas ações de divulgação da Ascob e uma campanha de educação ambiental nas escolas, em parceria com uma Companhia de Teatro, para orientar os alunos sobre de resíduos sólidos urbanos, materiais recicláveis e reaproveitáveis. Também serão instaladas gaiolas coletoras de materiais recicláveis nas escolas municipais de ensino fundamental de Ouro Branco.

Sabia que são coletados, por ano, em torno de 367 toneladas de resíduos na cidade de Ouro Branco, sendo 4,8% de materiais recicláveis?

De acordo com Gerber Leite, responsável pelo projeto no Campus Ouro Branco, após a conclusão de todas as etapas do projeto, é esperado que a capacidade coletora da instituição tenha um incremento de 63% no ano de 2022, quando comparada à média dos anos anteriores e gerando em torno de 12% de crescimento em 2023 e 2024.

Além dos impactos do projeto para a geração de trabalho e o aumento de renda dos associados da Ascob – composta atualmente em sua maioria por mulheres –, Leite destaca a contribuição para a preservação do meio ambiente. “Por ano, 28 mil toneladas de lixo estão depositadas no aterro sanitário da região, liberando mais de 2 mil toneladas mensais de gases do efeito estufa na atmosfera. Com o projeto, o processo de coleta seletiva será potencializado para gerar a diminuição na quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, consequentemente diminuindo a emissão de gases poluentes”, defende.

Segundo Leite, “o objetivo é que, até 2028, a Ascob possa coletar 50% de todo o material reciclável gerado no município, incluindo materiais provenientes das residências, comércio e indústria, tornando-se a melhor entidade de negócios ambientais da região do Alto Paraopeba”.  O aumento da reciclagem irá contribuir com o processo de logística reversa de forma que os materiais sejam reintegrados ao cotidiano e favorecendo o consumo responsável.

Sobre a Ascob

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco coleta materiais recicláveis diversificados como embalagens de plástico e de vidro em geral (garrafas, potes, baldes, entre outros), garrafas PET, sacolas de plástico e papelão, jornal, papéis e papelão, utensílios descartáveis (copos, pratos e talheres), sucata e alumínio.

Informações - Comunicação Campus Ouro Branco