Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG é primeira instituição federal de ensino a concluir seu plano de transformação institucional

Foram executadas todas as 19 ações previstas no plano firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
publicado: 26/04/2023 13h38, última modificação: 26/04/2023 13h45

O IFMG é a primeira instituição federal de ensino técnico e superior a concluir o seu plano de gestão estratégica e transformação institucional (PGT) firmado com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no âmbito do programa TransformaGov.

O Instituto concluiu, este mês, a última das 19 ações previstas: compartilhar com o MGI as práticas inovadoras em temas de gestão e planejamento desenvolvidas pela instituição. Firmado em setembro de 2021, o plano previa a implementação de ações nas áreas de governança e gestão, processos, gestão de pessoas e infraestrutura e logística. Os resultados podem ser conferidos na página do TranformaGov, em nosso site (clique para acessar).

O Secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, comemorou a conclusão. “O IFMG foi o primeiro instituto federal a aderir ao TransformaGov, quando o programa foi expandido às instituições federais de ensino superior, e agora é o primeiro instituto federal a concluir o seu plano. Tais fatos evidenciam o compromisso do IFMG com a busca da eficiência na sua gestão”, declarou.

A adesão ao programa foi coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional, que envolveu as demais áreas da instituição no projeto. “A cooperação entre o MGI e o IFMG na execução do PGT-TransformaGov revela a busca contínua por soluções de simplificação administrativa e modernização de gestão que contribuem para o foco no ensino, na pesquisa e na extensão, com entrega de maior valor público à comunidade acadêmica e toda sociedade”, afirma o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Vieira da Costa.

Instituído para modernizar a gestão dos órgãos integrantes da Administração Pública Federal, o programa TransformaGov visa simplificar processos e conferir mais eficiência ao gasto público, de modo a permitir que os órgãos federais possam entregar maior valor à sociedade.

A iniciativa atende 153 órgãos federais e tem buscado sua expansão dentre as instituições federais de ensino superior. Somados, estes planos ultrapassam três mil ações das quais, aproximadamente, dois terços já foram executados pela Administração Pública Federal. Ao todo, 22 órgãos e entidades federais já concluíram seus planos firmados no âmbito do programa.

Saiba mais:

Veja as ações do TransformaGov no IFMG