Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG e Sinasefe assinam termo de acordo referente à greve

IFMG e Sinasefe assinam termo de acordo referente à greve

Documento firmado em reunião nesta quarta-feira, 1º de junho, formaliza o fluxo a ser adotado para reposição de atividades acadêmicas após o fim do movimento grevista.
publicado: 02/06/2022 19h01, última modificação: 11/03/2024 14h05

Representantes da gestão do IFMG e membros da coordenação do Sinasefe/Seção Sindical IFMG chegaram a um entendimento e assinaram o termo de acordo que garante a compensação de horas e de dias letivos não trabalhados em razão de greve e de paralisações. O documento formaliza o fluxo que deverá ser adotado para reposição das atividades acadêmicas em todas as unidades do Instituto, após o fim do movimento grevista, iniciado em alguns campi no dia 16 de maio de 2022.

Firmado em reunião on-line na tarde de quarta-feira, 1º de junho, o acordo é resultado de uma série de negociações, cujas conversas começaram no dia 4 de maio, quando o reitor Kléber Gonçalves Glória recebeu na Reitoria a direção nacional do Sinasefe e membros da seção local. Na ocasião, foi firmada uma carta-compromisso, na qual ficou estabelecido o não corte de ponto dos servidores. Com o termo de acordo assinado agora, esse compromisso fica oficializado, mediante a reposição das horas e dos dias não trabalhados em razão da greve.

No encontro desta quarta-feira, que selou o acordo, participaram o pró-reitor de Extensão Carlos Bernardes, como reitor substituto; o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Fernando Braga; a chefe de Gabinete, Ângela Rangel; o pró-reitor de Gestão de Pessoas substituto, Daniel dos Reis Pedrosa; o assessor de Gabinete, Thiago Milagres; o diretor do Campus Arcos, Charles Diniz; a diretora-geral do Campus Ribeirão das Neves, Maria das Graças de Oliveira; o coordenador-geral da Seção Sindical IFMG, Pedro Peixe; o assessor jurídico da entidade, Guido Coutinho; e os servidores Josane Geralda, Luciana Emirena e Aurélio Alves, do Comando de Greve.

Para o reitor substituto, Carlos Bernardes, “ter tido o diálogo como norteador da discussão foi fundamental para nos fortalecer como instituição educadora e democrática, preservando os direitos de ambos os lados”. “Temos que garantir que o Instituto funcione e que a sociedade receba o nosso trabalho e reconheça a nossa importância. Quero agradecer e reconhecer o esforço dos envolvidos para que chegássemos nesse entendimento”, declarou.

O coordenador-geral da Seção Sindical IFMG, Pedro Peixe, também avaliou positivamente a condução dos trabalhos. “Celebramos um acordo histórico entre Reitoria e Sindicato capaz de garantir segurança a todos neste importante momento. O objetivo é todos juntos lutarmos pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, um dos maiores bens públicos do nosso país”, afirmou.

O “Termo de acordo para compensação de horas e de dias letivos em razão de greve e de paralisações decorrentes do direito de greve dos servidores públicos do IFMG” foi assinado eletronicamente pelo SEI e está disponível para consulta pública.

Leia o termo de acordo

registrado em: , ,