Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG em parceria com Inep propõe discussão sobre avaliação educacional em Conselheiro Lafaiete

publicado: 06/09/2018 17h29, última modificação: 20/03/2024 09h47

Nos dias 16 e 17 de agosto foi ofertado, em Conselheiro Lafaiete, o curso “Introdução à avaliação educacional”. A iniciativa, organizada pelo Setor Pedagógico Campus, mobilizou professores e outros profissionais da rede pública de ensino da cidade e também de diversos campi do IFMG. Nesses dois dias, os representantes do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Jaloto e João Luiz Horta Neto, trouxeram questões e informações que promoveram a reflexão sobre o papel da avaliação no processo educacional.

Foi também tema do curso a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI), essa última empregada no Enem/Enad para o cálculo do desempenho dos estudantes nesse teste. Além do aprendizado, o encontro permitiu também o compartilhamento de vivências e impressões sobre as diversas realidades vividas em sala de aula.

Autoavaliação
Pela avaliação dos participantes, os organizadores constataram que o conteúdo abordado e a clareza na exposição atingiram os objetivos e as expectativas. Quanto a duração do curso, alguns participantes relataram que que foi regular, inferiu-
se que esses participantes entenderam que o tempo foi pouco devido a relevância e especificidade do tema. Quanto à aplicabilidade, notou-se que, para os não docentes, apesar de não haver uma correlação direta entre atividade desenvolvida e a proposta do curso, esta foi avaliada como de grande pertinência para a educação.