Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG expande implantação do Suap Educacional para sete campi
conteúdo

Notícias

IFMG expande implantação do Suap Educacional para sete campi

Cronograma inclui as unidades de Arcos, Betim, Ibirité, Ipatinga, Ouro Preto, Piumhi e Santa Luzia. A previsão é de que os campi já iniciem o próximo ano letivo com o novo sistema acadêmico.
publicado: 30/11/2023 14h51, última modificação: 06/03/2024 15h29

A Diretoria de Tecnologia da Informacao (DTI) e a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) estão dando continuidade à implantação do Suap Educacional no IFMG, após projeto piloto efetivado no Campus Congonhas durante o primeiro semestre letivo de 2023. Trata-se do módulo do Sistema Unificado de Administração Pública destinado ao gerenciamento de dados acadêmicos.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Dias, “na prática, toda a comunidade acadêmica – alunos, docentes e técnicos administrativos – terá acesso a um sistema mais flexível, mais adaptado à realidade do IFMG e com melhor usabilidade”, explica.

"Um sistema mais flexível, mais adaptado à realidade do IFMG e com melhor usabilidade"
(Diretor de TI)

De acordo com o cronograma estabelecido, agora chegou a vez da ampliação para os campi Arcos, Betim, Ibirité, Ipatinga, Ouro Preto, Piumhi e Santa Luzia. As unidades vão começar a mudança de sistema acadêmico no início de 2024. Já no ano seguinte, em 2025, os demais campi serão contemplados pela ação.

O diferencial do atual processo é que ele envolve vários campi simultaneamente, mas segue a mesma lógica de treinamentos, testes, correções de eventuais erros, cadastros em produção e migrações, assim como ocorreu no projeto piloto em Congonhas. A renovação de matrícula de veteranos e a matrícula de ingressantes já serão feitas no novo sistema.

Etapas da implantação

Para a troca do sistema, três fases principais estão sendo colocadas em prática:

1 – Treinamentos e testes: semanalmente, os servidores dos registros acadêmicos estão participando de treinamentos por meio da plataforma Meet. As atividades iniciaram em outubro e a última aula – de um total de sete – está prevista para o dia seis de dezembro. Paralelamente às reuniões, as equipes realizam todos os processos em base de homologação, com os dados reais dos respectivos campi.

2 – Migração de dados: realizada pela DTI, consiste no redirecionamento dos dados do TOTVS RM para o Suap, após conferência e ajustes em cadastros incorretos e/ou incompletos por parte dos registros acadêmicos dos campi.

3 – Cadastros no ambiente de produção: é a preparação para o próximo ano letivo. Depois de receberem os treinamentos, os registros acadêmicos efetuam toda a preparação – que abrange elaboração de calendário acadêmico, matrizes, turmas, diários, planos de aula, matrículas de ingressantes – apenas no Suap.

Importância da ação

O diretor de TI esclarece que o avanço da implantação do Suap Educacional permite que o IFMG tenha um sistema integrado, capaz de gerenciar os dados de diversas áreas, como Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão de Pessoas e Administração. Além disso, a possibilidade de customização oportuniza que a Instituição realize adaptações e melhorias para torná-lo mais aderente aos processos.

Há que se destacar, ainda, a vantagem financeira da nova ferramenta. “Quando a implantação for finalizada, em 2025, ela vai representar também uma significativa economia de recursos, uma vez que não haverá mais o custo mensal com licenças de uso e suporte, necessárias para a utilização do sistema acadêmico atual”, finaliza Márcio.

Leia mais:
IFMG começa a implantar novo sistema acadêmico

Histórico

O Suap começou a ser utilizado pelo IFMG em 2018 e, desde então, tem evoluído para englobar diferentes frentes operacionais da Instituição. Atualmente, as áreas de Pesquisa, Extensão, Gestão e Administração utilizam o sistema.

O projeto de implantação do módulo educacional foi iniciado em 2021, conduzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, Pró-Reitoria de Ensino e por um grupo de trabalho (GT) formado com representantes dos campi (Portaria 353/2021). Na primeira etapa, ainda em 2021, foram realizadas análises no módulo educacional, de modo a promover um conhecimento inicial sobre suas funcionalidades e a implementação de customizações estruturais para alinhamento do sistema aos processos de ensino do IFMG.

A partir do conhecimento adquirido sobre o Suap Educacional e as customizações iniciais, em 2022, teve início a execução em caráter de teste no Campus Congonhas. Baseando-se em dados reais, foi possível executar, com a participação de servidores da secretaria acadêmica e docentes, simulações dos processos educacionais que cobrem todo o ciclo anual e semestral dos cursos ofertados pelo campus. Com as simulações, novos ajustes foram identificados e implementados, a fim de tornar o Suap Educacional preparado para suportar as demandas operacionais de ensino nas diferentes modalidades ofertadas pelo IFMG.