Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG firma parceria com a Huawei na área de tecnologia da informação e comunicação

Objetivo é unir a plataforma +IFMG com a plataforma da empresa: ofertar módulos teóricos no ambiente institucional e absorver práticas nos laboratórios disponíveis na Huawei.
publicado: 06/07/2021 13h11, última modificação: 13/03/2024 13h19

O IFMG acaba de firmar parceria com a empresa de soluções em tecnologia da informação e comunicação (TIC), Huawei. Trata-se do “ICT Academy”, projeto de cooperação escola-empresa que envolve instituições de ensino superior para ajudar a construir um ecossistema de talentos.

Como uma das líderes mundiais no setor de tecnologia, e Huawei implantou plataforma específica de treinamentos, com laboratórios virtuais à disposição para a realização de cursos – com certificação –, e simulações. A empresa tem como uma de suas estratégias a instituição de parcerias com escolas, a fim de alinhá-las aos setores da indústria.

“O IFMG tem que avançar na área de tecnologia. A parceria trará avanços para o Ensino, por meio dos cursos disponibilizados; para a Extensão, mediante capacitação FIC e certificação; e também para a Pesquisa, já que a empresa é uma das maiores de tecnologia do mundo”, explica o pró-reitor de Extensão do IFMG, Carlos Bernardes.

“Nosso objetivo é unir a plataforma +IFMG com a plataforma da Huawei: ofertar módulos teóricos em nosso ambiente e absorver as práticas nos laboratórios disponíveis nas plataformas da empresa. Estamos trabalhando para que haja uma dupla certificação (+IFMG e Huawei)”, ressalta o diretor de Programas e Projetos de Extensão do Instituto, Niltom Vieira Júnior, um dos idealizadores da parceria.

Projeto piloto

Como projeto piloto, inicialmente a parceria terá início no Campus Sabará, uma vez que a unidade oferece o curso técnico em Eletrônica, nas modalidades integrado e subsequente. A assinatura já foi realizada e, atualmente, estudos estão sendo realizados para estabelecer os critérios para a implantação, bem como quais cursos serão oferecidos.

Para que o projeto seja colocado em prática na Instituição, a Huawei exige que seja instituído um coordenador local para atuar como multiplicador. Em Sabará, o responsável por essa demanda é o coordenador do bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, prof. Diego Miranda.

A finalidade do multiplicador, de acordo com Niltom, é que outros professores e alunos possam, ao longo do projeto, acessar o ambiente virtual e realizar treinamentos.

Segundo Bernardes, todas as unidades poderão integrar o projeto em algum momento. “Necessitávamos começar por alguma unidade, já que seria impossível trabalhar a ação com todas ao mesmo tempo. Ao final, queremos que todos os interessados participem do processo”, explica. Ele acrescenta, ainda, que a parceria é importante para o Instituto porque, além de capacitar e certificar a comunidade interna, a ação poderá ser estendida à comunidade externa.

“ICT Academy”

A Huawei oferece uma solução ampla que abrange todo o processo de desenvolvimento de talentos, desde o desenvolvimento do curso, a capacitação do instrutor até a configuração do ambiente de laboratório e desde a certificação de talentos, a concorrência e o emprego. A solução trabalha com o governo, universidades e empresas para construir um novo modelo de desenvolvimento de talentos de TIC e um ecossistema de talentos eficaz.

O exame de certificação é um meio importante para testar as conquistas de aprendizado dos alunos, além de muito importante para melhorar a qualidade do desenvolvimento de talentos da Huawei ICT Academy. Para os alunos, a certificação pode melhorar a sua competitividade no emprego. Para universidades, aumentar a taxa de emprego das escolas. Para empresas, reduzir os custos de treinamento das empresas. O objetivo final do cultivo de talentos é transferir novos funcionários para o setor.

registrado em: ,