Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança concurso público para contratar professores

IFMG lança concurso público para contratar professores

Vagas são para atuar nos campi de Sabará, Ribeirão das Neves e Governador Valadares, nas áreas de Artes, Eletroeletrônica, Estatística/Matemática e Engenharia de Controle e Automação.
publicado: 11/12/2018 16h35, última modificação: 20/12/2018 13h49

Estão abertas as inscrições para concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que visa à contratação de seis professores efetivos. As vagas são para as áreas de Artes, Eletroeletrônica, Estatística/Matemática e Engenharia de Controle e Automação, com carga horária de 40 horas semanais, sob regime de dedicação exclusiva. O período de inscrição se encerra em 10 de janeiro, para a vaga de Estatística/Matemática, e em 15 de janeiro de 2019, para as demais vagas. Os interessados devem acessar a página de concursos para lerem os editais e se inscreverem. O valor da taxa de inscrição é R$ 201. Pedidos de isenção podem ser solicitados até 17 de dezembro.

São três vagas na área de Engenharia de Controle e Automação, sendo cada uma delas para um perfil diferente de profissional. Os professores aprovados serão nomeados para trabalhar no campus do IFMG de Sabará. Outros dois cargos (Artes e Eletroeletrônica) terão lotação em Ribeirão das Neves e a vaga de Estatística/Matemática será lotada em Governador Valadares. As especificidades de cada vaga estão discriminadas nos editais nº 86, 87 e 88. O salário inicial é de R$ 4.463,93 acrescido de auxílio alimentação, no valor de R$ 458,00, e da retribuição por titulação, cujo valor varia conforme a formação do candidato aprovado, podendo chegar a R$ 10.058,92.

Etapas da seleção

O concurso público será composto por quatro etapas: prova objetiva, dissertativa, de desempenho didático e de títulos. A primeira será composta por 20 questões de múltipla escolha, cujo conteúdo abordará conhecimentos específicos da disciplina/área de conhecimento. A prova dissertativa será aplicada no mesmo dia e horário da objetiva e consistirá no desenvolvimento de dois temas sorteados dentre os elencados para a respectiva disciplina/área de conhecimento. Serão corrigidas as provas dissertativas somente dos candidatos aprovados na primeira fase.

Para a prova de desempenho didático, serão classificados somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70 pontos na prova dissertativa e se enquadrarem nas condições expressas nos editais. Esta etapa consistirá em uma aula com duração entre 40 e 50 minutos, a ser ministrada pelo concorrente sobre um tema sorteado dentre os constantes para a respectiva disciplina/área de conhecimento. Já a prova de títulos será constituída pela pontuação da titulação acadêmica e experiência profissional do candidato.

Atividades docentes

Os aprovados deverão desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão em quaisquer dos níveis de ensino ofertados pelo IFMG, nas modalidades presencial e a distância, e poderão exercer atividades inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, no âmbito de sua competência. A critério da Administração, os nomeados deverão ministrar aulas nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada, concomitante e/ou subsequente, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, bem como nos cursos de graduação, pós-graduação e cursos de formação inicial e continuada.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da instituição.

registrado em: