Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

IFMG lança Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais

Inscrições estão abertas até o dia 20 de março e devem ser realizadas, exclusivamente, de maneira virtual. Pós-graduação a distância é ofertada pelo Campus Bambuí e oferece 26 vagas.
publicado: 17/02/2022 08h28, última modificação: 01/12/2022 08h38

Estão abertas, até 20 de março, as inscrições on-line para a nova especialização do IFMG em Educação para Relações Étnico-Raciais, ofertada pelo Campus Bambuí. Os interessados devem acessar e preencher o formulário eletrônico, conforme Anexo I do edital nº 10/2022.

O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais em educação para o desenvolvimento de uma prática educativa comprometida com o respeito à diversidade étnico-racial e com princípios educacionais antirracistas. A formação vai ser ofertada integralmente na modalidade a distância. A carga horária total é de 420 horas, com duração de três semestres letivos.

Podem se candidatar profissionais com curso superior completo, em qualquer área de conhecimento, com conclusão prevista para até a data da matrícula na pós-graduação. A seleção tem como base os seguintes critérios: carta de intenção do candidato e tempo de experiência de trabalho em instituições escolares.

São disponibilizadas 26 vagas, sendo 20 exclusivas para quem trabalha ou trabalhou nos últimos dois anos em instituições escolares (80% destinadas a docentes, ou seja, 16); e seis para servidores técnico-administrativos do IFMG. Metade do quantitativo total (13 vagas) será reservada par ações afirmativas.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado até 30 de março. As matrículas devem ocorrer entre os dias seis e nove de abril. As aulas terão início em maio.

LINHAS DE PESQUISA

História e cultura dos povos ameríndios: diversidade étnica e cultural dos povos ameríndios, em especial dos povos indígenas que habitam o Brasil.

Educação e relações étnico-raciais: reflexões teórico-metodológicas sobre como abordar as relações étnico-raciais em sala de aula.

História e cultura africana e afro-brasileira: diversidade étnica e cultural dos povos de origem africana que habitam o Brasil.

Políticas públicas e pensamento social brasileiro: ações empreendidas pelos poderes instituídos no Brasil em relação aos povos indígenas e à população Afro-Brasileira.

Território e territorialidades: Formação do território brasileiro, com foco nas formas de relação entre as populações indígena e Afro-Brasileira com a terra.

ACESSE:

Edital 10/2022 - Educação para Relações Étnico-Raciais

Site da pós-graduação lato sensu