Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG marca presença nos debates sobre educação, ciência e tecnologia em Minas

IFMG marca presença nos debates sobre educação, ciência e tecnologia em Minas

Participação em fórum de dirigentes e em audiência pública na ALMG reiteram posicionamento do Instituto nas esferas de discussão sobre temas relevantes no âmbito educacional
publicado: 21/03/2024 14h21, última modificação: 21/03/2024 14h21

O IFMG, representado pelo reitor Rafael Bastos, participou da eleição do Fórum dos Dirigentes das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes). Com quase 21 anos de história, o órgão congrega os dirigentes das 19 instituições públicas de ensino de Minas Gerais: 11 universidades federais, duas universidades estaduais, cinco institutos federais e um Centro Federal de Educação Tecnológica.

O pleito ocorreu na manhã da última terça-feira (19), na Universidade Federal de Lavra (Ufla) e elegeu como presidente o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva. Também foram escolhidos a vice-presidente, reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Marinalva Vieira Barbosa, e o segundo vice-presidente, reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Cleber Ávila Barbosa.

Além de realizar reuniões periódicas para discutir questões de cunho técnico relacionadas à atuação das instituições, o Fórum participa ativamente de audiências e outros debates públicos que tratem de temas ligados a educação, ciência e tecnologia. Na quarta-feira, dia 20, já acompanhando o primeiro compromisso da nova gestão do Foripes, o reitor do IFMG, junto ao presidente da entidade, esteve presente à audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater os impactos do Decreto nº 48.715, que alterou o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Audiência

A audiência foi presidida pela deputada Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, que junto à deputada Lohanna, aos deputados Betão e Professor Cleiton, assinou o requerimento para a realização do debate.

Rafael Bastos explica que a grande preocupação é a interferência política na constituição da presidência da Fapemig e, principalmente, em relação ao Conselho Curador da Fundação. “É preciso que esse trabalho de ciência seja pautado em algo que já é resguardado anteriormente pela Fapemig”, pondera o reitor.

Participaram do debate deputados, representantes da Fapemig, das universidades, de instituições de ensino e de pesquisa, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Com informações da UFV e ALMG

registrado em: ,