Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta Pós-graduação em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural
conteúdo

Notícias

IFMG oferta Pós-graduação em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural

Especialização lato sensu do Campus Ouro Preto está com 30 vagas abertas. Interessados podem se inscrever pela internet até 22 de dezembro.
publicado: 09/12/2021 10h37, última modificação: 12/03/2024 10h44

Foram abertas nesta quinta-feira, 9 de dezembro, as inscrições para o curso de Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural do IFMG – Campus Ouro Preto. Serão oferecidas 30 vagas para a turma com início no ano de 2022, sendo 15 vagas para cada linha de pesquisa: Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Imóveis e Gestão do Patrimônio Cultural.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet até o dia 22 de dezembro. Para se inscrever na linha de Gestão do Patrimônio Cultural, o candidato deverá ser graduado em Conservação e Restauro, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, História, Geografia, Ciências Sociais, Turismo, Direito, Museologia, Filosofia e outras áreas afins. Para inscrição na linha de Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Imóveis, o candidato deverá ser graduado em Tecnologia em Conservação e Restauro, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Caso haja candidatos de outras áreas de formação, a comissão do processo seletivo terá autonomia para decidir sobre a admissão desses interessados, atendendo, preferencialmente, aos gestores públicos e demais agentes diretamente ligados à preservação do patrimônio cultural.

Para se inscrever, o interessado deve enviar, juntamente com o requerimento de inscrição (constante no anexo I do edital 49/2021), os documentos digitalizados para o e-mail pos.restauro.op@ifmg.edu.br. A relação é composta por: RG; CPF; diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação; histórico escolar; currículo Lattes; documentação comprobatória do currículo Lattes. Não será cobrada taxa de inscrição.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão, constituída de, no mínimo, dois membros por linha de pesquisa. Serão duas etapas: prova de títulos e entrevista. A divulgação do resultado da primeira etapa está prevista para ocorrer até 26 de janeiro de 2022. Já o período de realização das entrevistas está agendado entre 1º e 4 de fevereiro.

Com início previsto para março de 2022, o curso tem carga horária de 420 horas, com duração prevista de, no máximo, 24 meses. Será realizado na modalidade presencial, sendo 360 horas para o cumprimento das disciplinas e 60 horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas acontecerão no Campus Ouro Preto, em três semestres letivos, às sextas-feiras, de 13h30 às 18h e de 19h às 22h40, e, em alguns sábados, de 8h às 18h, em organização específica a depender da atividade a ser desenvolvida. Eventualmente, ocorrerão visitas técnicas ao longo do final de semana, também especificadas no calendário escolar.

Para outras informações, clique aqui e consulte o edital da seleção.