Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG participa de encontro com IFs e Cooxupé para implantação do Polo de Inovação em Cafeicultura
conteúdo

Notícias

IFMG participa de encontro com IFs e Cooxupé para implantação do Polo de Inovação em Cafeicultura

publicado: 23/01/2017 10h33, última modificação: 26/03/2024 13h11

Representantes de seis Institutos Federais se reuniram no dia 12 de janeiro, na sede da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda), para discutir, junto à diretoria da cooperativa, a criação de um Polo de Inovação em Cafeicultura.

A iniciativa, do IF Sul de Minas, envolveu Institutos Federais localizados estrategicamente nas regiões que concentram a maior parte da produção cafeeira do país. IF Sul de Minas, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas, Ifes e IF Baiano são responsáveis pela formação técnica da grande maioria dos profissionais da agropecuária que atuam na cafeicultura brasileira. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, prof. Neimar Freitas, representou o IFMG no evento.

A proposta do polo tem como objetivo potencializar competências, trocar experiências e implantar mecanismos de inovação colaborativa, com foco no ganho de produtividade e competitividade da cafeicultura brasileira, por meio da interação entre os setores produtivo e empresarial e instituições públicas. O Polo de Inovação é um projeto em rede que funcionará a partir das expertises de cada uma das instituições em suas respectivas áreas, visando o desenvolvimento de tecnologias voltadas à qualidade, pesquisa, pós-colheita, comercialização, entre outras. A inovação assume o papel de agregar valor à produção para a geração de riqueza.  

Durante a reunião, os seis institutos e a Cooxupé se responsabilizaram em disponibilizar especialistas para formalização da proposta de criação do Polo de Inovação, por meio da elaboração de um documento e de um plano de ação com o objetivo de captar demandas e recursos e também de promover a capacitação de pessoal em escala para o setor.

A expectativa é de que a iniciativa seja reconhecida e possa ser adotada como prática para outras organizações e setores de produção no Brasil. Um dos diferencias dos Institutos Federais é o fato de que produzem pesquisa aplicada e sempre junto à extensão, ou seja, há uma preocupação em levar o conhecimento à comunidade, visando à emancipação cultural e econômica dos entes sociais envolvidos nos projetos.

As experiências do IFES e IFMG, que já possuem polos de inovação credenciados à Embrapii nas áreas de metalurgia e de sistemas automotivos, contribuirão com o compartilhamento de modelos de gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), incluindo instrumentos de cooperação em tripla hélice (governo, empresa e ICT), gestão de recursos humanos para PD&I e na gestão de recursos captados de empresas.

A Cooxupé é considerada a maior cooperativa de café do mundo, com mais de 12 mil cooperados – 84% deles são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). De acordo com as estimativas da cooperativa, são movimentadas mais de 22 mil sacas de café por dia. Outro fator importante é a atuação da cooperativa nas regiões onde a Rede Federal está presente. A parceria entre os dois setores abre espaço para inovação, ao unir conhecimento técnico à prática do mercado.

Para o reitor do IF Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, “a aproximação com a maior cooperativa de café do mundo é fundamental e pode favorecer diversos profissionais que atuam na rede, ampliando seus horizontes na pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Com faturamento igual ao da Rede Federal como um todo, a Cooxupé tem demonstrado confiança e nos dado total suporte para executar essas ações”, explica.

(Fonte: Ascom IF Sul de Minas | Reitoria)