Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG participa de Encontro Nacional sobre formação de professores

IFMG participa de Encontro Nacional sobre formação de professores

publicado: 13/12/2018 10h49, última modificação: 20/03/2024 08h45

O IFMG esteve presente, entre os dias 5 e 7 de dezembro, ao VII Encontro Nacional das Licenciaturas (VII Enalic), VI Seminário Nacional do Pibid e I Seminário Nacional de Residência Pedagógica, eventos realizados simultaneamente na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. Cerca de 3 mil participantes, de todas as regiões do Brasil, estiveram presentes às atividades.

Com o tema "Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática", o Enalic promoveu mesas redondas debatendo sobre questões que envolvem as atuais políticas educacionais, os programas Pibid e RP, as Bases Nacionais Comuns Curriculares, as políticas de formação docente, de inclusão e diversidade. Houve, também, a presença de profissionais de renome do cenário educacional nacional e internacional, como Michael Apple (Universidade de Madson-Wisconsin/EUA), Luiz Carlos de Freitas (Unicamp), Lisete Arelaro (USP), Fernando Penna (UFF) entre outros palestrantes e autoridades.

Representaram o Instituto os coordenadores institucionais do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica, Chrisley Camargos e José Fernandes Silva, e a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Educacional, Mônica Lana da Paz. Os professores Chrisley Camargos e Mônica Lana também contribuíram para o evento com apresentações de comunicação científica, minicurso e coordenação de sessões de comunicações científicas. Já o professor José Fernandes participou como coordenador de sessão de comunicações orais e apresentou o minicurso Feiras de Matemática como espaço de educação pela pesquisa e compromisso social.

Comunicação científica apresentada: O papel do Pibid na formação do professor de matemática. Fruto de um estudo de caso feito com egressos do curso de Licenciatura em Matemática, o trabalho discute o papel do Pibid na formação do professor de matemática no IFMG / Campus Formiga.

Na ocasião, também foi realizada, dia 7, a Assembleia Geral do ForPibid-RP, fórum que representa as coordenações institucionais junto a representações governamentais nos debates pela implementação dos programas como políticas permanentes para formação de professores.