Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa dos Institutos Federais

Iniciativa, que tem apoio de mais de 200 congressistas, irá apoiar pautas relevantes para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
publicado: 19/09/2023 13h21, última modificação: 06/03/2024 16h32

O IFMG esteve presente, no último dia 14, à cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A criação da Frente Parlamentar visa mobilizar o Congresso Nacional em apoio a pautas e demandas cruciais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Resultado da articulação entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Congresso Nacional, a iniciativa conta com o apoio de mais de 200 congressistas, entre deputados e senadores de diversos partidos. Em seu discurso, o deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) - a quem caberá presidir a Frente Parlamentar nos próximos dois anos - ressaltou desafios e metas, incluindo a consolidação e expansão das instituições. Ele enfatizou, ainda, a importância dos Institutos Federais no desenvolvimento das regiões onde estão inseridos, bem como sua relevância no Ensino Médio.

Por sua vez, a presidente do Conif, Leopoldina Veras, agradeceu aos parlamentares pelo comprometimento na mobilização em prol da Rede Federal e destacou a natureza multipartidária do grupo. Ela reiterou a necessidade de defender este modelo bem-sucedido e trabalhar em prol do fortalecimento dessa política pública, destacando o impacto positivo da Rede Federal na criação de oportunidades e na transformação de vidas.

No evento de lançamento, o IFMG foi representado pela diretora de Relações Internacionais, Simone Garcia, que participou ao lado de integrantes do Fórum de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter) e de outros dirigentes de todo o Brasil. "Este momento representou um marco para a Rede Federal, inspirando-nos com a perspectiva de progresso constante e duradouro, que terá um impacto positivo não apenas em nossa missão de promover a educação e o desenvolvimento do país, mas também na internacionalização da educação básica e tecnológica", avalia Simone.

Diálogo - Segundo o vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif, Flávio Luis Barbosa, o diálogo e a busca por soluções no desenvolvimento de políticas relacionadas ao papel estratégico da Rede Federal na educação profissional, científica e tecnológica serão alguns dos objetivos do grupo. A Frente Parlamentar representa um grupo suprapartidário destinado a aprimorar e defender diretrizes que afetam a Rede. Temas como orçamento, expansão, políticas de inclusão, pesquisa, inovação, desenvolvimento e internacionalização estão entre os tópicos de interesse que serão acompanhados de perto pelos conselheiros e pela Diretoria de Relações Institucionais e Governamentais do Conif.

Relações Internacionais

Simone Garcia representou o IFMG em outros dois eventos realizados em Brasília na ocasião do lançamento da Frente Parlamentar. A Primeira Conferência de Reitores da Huawei ICT Academy Brasil, buscou fortalecer a parceria entre a Huawei e as instituições de ensino, visando a formação de profissionais qualificados, integração da indústria 4.0 na educação e promoção de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Casos de sucesso com o Senai e Instituto Federal do Ceará (IFCE) evidenciaram impactos positivos na empregabilidade dos alunos.

Já o encontro do Forinter, entre os dias 12 e 14 de setembro, foi marcado por uma série de atividades e discussões relacionadas à internacionalização da Rede Federal. O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, abordando temas como o planejamento estratégico da rede, as potencialidades das soluções da ETS (Educational Testing Service) para a educação profissional brasileira, programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica, a estrutura e a atuação do Conif, políticas de internacionalização e perspectivas para o futuro. Além disso, foram compartilhadas experiências de internacionalização desenvolvidas em diferentes institutos e discutidas propostas para fortalecer a internacionalização da Rede Federal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif