Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG passa a contar com sistema de transmissão de webconferências
conteúdo

Notícias

IFMG passa a contar com sistema de transmissão de webconferências

Reunião de trabalho do Gabinete da Reitoria com setores de Assuntos Institucionais dos campi inaugurou equipamentos com tecnologia de ponta adquiridos para atividades acadêmicas e administrativas com participações in loco e a distância.
publicado: 17/03/2023 09h16, última modificação: 07/03/2024 19h05

Desde o início do ano, atividades administrativas e acadêmicas, como eventos, reuniões, aulas e palestras, passaram a contar uma estrutura de transmissão ao vivo de webconferências na Reitoria do IFMG. Com a aquisição de equipamentos audiovisuais de primeira linha (câmeras robóticas, microfones, tripés e mesas de corte), atendendo a uma demanda de novas rotinas de trabalho remoto, a Coordenadoria de Educação a Distância, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, disponibiliza aos servidores mais uma forma de viabilizar encontros híbridos com participantes in loco e também a distância.

A primeira utilização da nova estrutura ocorreu na última quarta-feira, 15 de março, quando foi realizada uma reunião de trabalho do Gabinete da Reitoria com os servidores dos setores de Assuntos Institucionais (antigos Gabinetes) dos 18 campi. O evento ocorreu na sala de reuniões do quarto andar da Reitoria, local que foi adaptado para receber as atividades colegiadas que poderão ser transmitidas em tempo real.

Com a utilização da estrutura, servidores que não puderam comparecer presencialmente conseguiram participar ativamente do encontro, de forma virtual. As imagens geradas foram transmitidas por meio do programa Google Meet. Dessa forma, a reunião pôde contar com a participação de treze servidores na Reitoria e outros dez de maneira remota.

O encontro de trabalho foi marcado para tratar da padronização de procedimentos e outros temas inerentes aos setores de apoio dos dirigentes das unidades. A pauta consistiu na apresentação do Manual de Atos Normativos e de Publicação na Imprensa Nacional, elaborado pelo Gabinete da Reitoria, visando à uniformização de documentos; esclarecimento de dúvidas relacionadas ao e-Agendas (Sistema Eletrônico de Agendas do Poder Executivo Federal) e ao boletim de serviço; além de informes sobre a consolidação de atos normativos e solicitação de diárias e passagens no âmbito do IFMG.

Reunião híbrida dos gabinetes.JPGPara o assessor do Gabinete da Reitoria, Thiago Milagres, o encontro foi um momento importante e necessário para o alinhamento dos procedimentos adotados pelos servidores lotados nos setores de Assuntos Institucionais dos campi, a fim de padronizar a expedição de documentos e outras rotinas administrativas. Ele também avaliou positivamente a reunião híbrida e destacou que a experiência foi positiva. “Acredito que reuniões como essa serão a rotina da instituição, permitindo que servidores lotados nos campi mais distantes da Reitoria participem de forma ativa das reuniões realizadas em Belo Horizonte, e não sejam apenas espectadores, propiciando economia de recursos públicos e agilidade na tomada de decisões”, afirmou.

A chefe de Gabinete da Reitoria, Ângela Rangel, manifestou satisfação em receber presencialmente os servidores. “Embora nem todos tenham participado de forma presencial, a reunião no formato híbrido permitiu o bom andamento dos trabalhos”, destacou.

Sobre o sistema de webconferência

De acordo com o técnico em audiovisual, Thiago Rodrigo Souza, para montar a estrutura de webconferência, foram adquiridas quatro câmeras PTZ (full HD), com tecnologia de transmissão via cabo de rede (SRT). Já os equipamentos de áudio são da marca Shure, com alto-falantes e microfones que cobrem um ângulo de 360 graus. A tecnologia identifica qual área dentro da sala tem alguém falando e, com isso, foca a captação dos microfones e exclui os ruídos externos, trazendo melhor clareza na voz de quem está falando.

Os equipamentos também poderão ser utilizados para produção de podcasts, videocasts e aulas para cursos EaD. Conforme o coordenador de Educação a Distância, Renan Ramos, a solicitação para usar os recursos e reservar os espaços (sala de reuniões da Reitoria e estúdio de gravação) pode ser feita por meio da central de serviços do Suap. Em projetos específicos, existe a possibilidade de levar o sistema para outros ambientes, com o suporte de um servidor responsável pela transmissão.

registrado em: