Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica editais de seu vestibular de inverno

IFMG publica editais de seu vestibular de inverno

O processo seletivo voltará a ter provas presenciais para os cursos técnicos. Confira todas as regras para o ingresso de novos alunos no 2º semestre de 2022. Inscrições começam no dia 5 de maio.
publicado: 02/05/2022 10h52, última modificação: 09/03/2024 09h30

O IFMG publica nesta segunda-feira, 2 de maio, os editais do Processo Seletivo (vestibular) para ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2022. A maior novidade desta seleção será o retorno das provas presenciais, aplicadas para quem se inscrever nas vagas dos cursos técnicos. Devido à pandemia de covid-19, os últimos três vestibulares utilizaram a análise do desempenho escolar na classificação dos inscritos. Para os cursos de graduação, as regras não mudam: serão usadas as notas obtidas em uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste processo seletivo, todas as regras foram discriminadas nos editais 35/2022 (cursos técnicos) e 36/2022 (graduação). Serão ofertados cursos em quatro campi do IFMG: Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. O total de vagas abertas é 437, sendo 286 em cursos técnicos e 151 para a graduação. Além de ingressar via processo seletivo, estudantes que buscam o ensino superior e tenham participado do Enem 2021 também poderão tentar o ingresso no IFMG via Sistema de Seleção Unificada (SISU), com regras estipuladas em edital específico.

O vestibular 2022/2 será gerido pela Fundação Cefet Minas (FCM), contratada via licitação pelo IFMG. O sistema de inscrições será hospedado na página da fundação, por onde os candidatos deverão fazer um cadastro, dentro do período de 5 de maio a 1º de junho. O link de inscrição será disponibilizado a partir de quinta-feira. Já a campanha de divulgação será toda ilustrada com estudantes do IFMG - Campus Bambuí. As fotos foram produzidas pelo professor Jamil Silva, no mês de março de 2022.

Conforme o edital 35/2022, as vagas serão distribuídas entre:

• cursos técnicos subsequentes, também chamados de pós-médio, voltados para quem já concluiu o ensino médio;
  • cursos técnicos concomitantes, direcionados a estudantes do ensino médio (1º ou 2º ano) que desejam ter uma formação técnica complementar.

Confira o quadro de vagas:

CURSOS TÉCNICOS - PROCESSO SELETIVO IFMG 2022/2
CAMPUS CURSO VAGAS TURNO
CONGONHAS Técnico Concomitante em Edificações 35 Vespertino (tarde)
Técnico Concomitante em Mineração 35 Vespertino (tarde)
Técnico Subsequente em Mecânica 35 Noturno
IBIRITÉ Técnico Concomitante em Automação Industrial 40 Vespertino (tarde)
Técnico Concomitante em Mecatrônica 40 Vespertino (tarde)
Técnico Concomitante em Sistemas de Energia Renovável 40 Vespertino (tarde)
OURO PRETO Técnico Subsequente em Edificações 25 Noturno
Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho 36 Noturno

Já no edital 36/2022, estão discriminadas as regras para os cursos de graduação. Neste caso, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

CURSOS DE GRADUAÇÃO - PROCESSO SELETIVO IFMG 2022/2
CAMPUS CURSO VAGAS SISU VAGAS VESTIBULAR TURNO
CONGONHAS Engenharia Mecânica 20 20 Vespertino (tarde)
OURO PRETO Gestão da Qualidade 18 18 Noturno
RIBEIRÃO DAS NEVES Administração 20 20 Noturno
Processos Gerenciais 17 18 Noturno

Além dos cursos e vagas, os editais trazem informações importantes sobre como funciona o sistema de cotas, o cronograma do vestibular e o conteúdo programático das provas. A leitura dos documentos pelos candidatos é obrigatória. Candidatos surdos que precisarem entrar em contato com o IFMG para tirar dúvidas ou resolver demandas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Acesse os editais nos links abaixo:

Edital nº 35/2022 - cursos técnicos - publicado em 02/05/2022

Edital nº 36/2022 - cursos de graduação - publicado em 02/05/2022