Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica portaria com ações de combate ao COVID19
conteúdo

Notícias

IFMG publica portaria com ações de combate ao COVID19

Documento institui a "Rede de Colaboração IFMG e Instituições Públicas e Privadas no combate ao COVID-19", como projeto de Pesquisa e Extensão.
publicado: 31/03/2020 19h25, última modificação: 03/04/2020 18h26

Com o objetivo de formalizar acordos de cooperação com instituições públicas e privadas para apoiar o sistema de saúde e as forças de segurança no combate ao Covid-19, o IFMG publicou, em 30 de março, a Portaria nº 414. O documento institui a "Rede de Colaboração IFMG e Instituições Públicas e Privadas no combate ao COVID-19", como projeto de Pesquisa e Extensão.

As atividades vão envolver a produção de insumos de higienização, itens de segurança e ações educativas para apoio ao sistema de saúde, forças de segurança e à população de Minas Gerais, onde o Instituto possui 19 unidades.  Segundo o pró-reitor de Extensão, Fernando Braga, o documento foi feito para formalizar os futuros convênios, para que estejam todos vinculados ao projeto.

 

Dentre as principais ações previstas, estão:

- Cooperação para ações educacionais e produção de insumos.

- Realizar prospecção junto às secretarias de saúde, corpo de bombeiros e redes hospitalares das localidades onde existem campi do IFMG, para levantar potenciais demandas de ações educacionais e doação de insumos a essas organizações.

- Produzir os itens e insumos mapeados, de acordo com a capacidade técnica do IFMG e dos parceiros.

- Doação dos produtos gerados por estes acordos ao sistema público de saúde e segurança.

O Instituto também vai disponibilizar equipe técnica para a proposição de planos de trabalho, para a produção de itens de EPI e de insumos de higienização. O mesmo ocorrerá com a infraestrutura de laboratórios, impressoras 3D e estúdios para realização as atividades do projeto. 

 "Com relação às máscaras, o objetivo é produzi-las em todas as unidades do Instituto onde houver  impressora 3D. Quanto ao álcool 70% (líquido), vamos montar parceria com uma empresa de Belo Horizonte, que também produzirá  uma solução sanitizante. Eles  conseguem nos fornecer alguns insumos e o resto nós repassaremos, seja por doação ou compra. A empresa vai produzir, envasar e o IFMG distribuirá para as cidades", explica Fernando Braga.

Clique para acessar a portaria