Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica primeiro volume do Manual de Educação a Distância
conteúdo

Notícias

IFMG publica primeiro volume do Manual de Educação a Distância

Publicação aborda temas como conceitos em EaD, contextualização e planejamento dos cursos e aulas. As demais publicações trarão orientações sobre produção de objetos de aprendizagem, dicas de redação e de uso do ambiente virtual de aprendizagem
publicado: 14/05/2021 11h45, última modificação: 07/03/2024 12h08

O resultado de quase três anos de trabalhos, que envolveu servidores de diversas áreas no IFMG, por solicitação do então pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes Rosa Júnior, se concretiza agora, com a publicação do material “Educação a Distância: princípios conceituais, bases institucionais e fundamentos para organização pedagógica e metodológica das ofertas”. Com 52 páginas, o documento é o primeiro de três volumes que compõem as “Orientações e parâmetros técnico-pedagógicos de Educação a Distância do IFMG”

Acesse o manual

 Este primeiro volume aborda temas como contextualização, conceitos em EaD e planejamento dos cursos e aulas. As demais publicações trarão orientações sobre produção de objetos de aprendizagem, dicas de redação e de uso do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), dentre outros assuntos. “É um material com muitas informações importantes, feito por uma comissão multicampi. Um documento muito conciso e essencial para quem for atuar em EaD do IFMG”, explica Renan Ramos, coordenador de Educação a Distância do Instituto.

"É um material com muitas informações importantes, feito por uma comissão multicampi. Um documento muito conciso e essencial para quem for atuar em EaD do IFMG ." Renan Ramos,  coordenador de EaD

 Ele também esclarece que as ações de EaD não se confundem com as atividades de Ensino Remoto Emergencial, adotadas pelo IFMG durante a pandemia de Covid-19. A elaboração do Manual teve início há quase três anos, com a comissão para elaboração de normas técnicas e pedagógicas para EaD, instituída pela Portaria 812, em agosto de 2018. “Por se tratar de uma produção multidisciplinar, o manual enfrentou o desafio inicial de congregar várias áreas e profissionais de diferentes espectros de atuação. Participaram de sua elaboração, servidores da Educação e da Pedagogia, do Design, Letras, da área de TI, Comunicação e da produção audiovisual”, relembra o então presidente da comissão, Cléder da Silva. 

Os trabalhos do grupo estenderam-se até setembro de 2019, mas o documento continuou a ser aprimorado. Dois meses depois, com a criação da Coordenadoria de EaD, ligada à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, ocorreram mudanças de natureza organizacional e institucional na EaD do IFMG, tornando necessários alguns ajustes na presente publicação. 

Cléder faz um balanço positivo do manual que é entregue agora à comunidade. “A ideia da publicação é oferecer um documento referencial e básico que não é fechado, rígido e muito menos acabado. A EaD é uma modalidade que constantemente passa por mudanças, seja em suas propostas pedagógicas, seus modelos de oferta ou recursos tecnológicos. Nesse sentido, o documento é um pontapé inicial que convida a comunidade do IFMG a apropriar-se de seu conteúdo e possibilita uma oportunidade de interlocução permanente entre os campi e a EaD no plano institucional.” 

Segundo a Coordenadoria, os outros dois volumes do manual serão publicados ainda este ano.

O manual de Educação a Distância está disponível na nova página da EaD. Além da publicação, a página também traz diversos conteúdos importantes para a modalidade, como cursos, legislações, documentos, repositórios gratuitos, etc. Acesse