Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG recebe Defensoria Pública para debate sobre violência contra as mulheres

Acontece nos Campi

IFMG recebe Defensoria Pública para debate sobre violência contra as mulheres

Evento no Campus Ribeirão das Neves, realizado no dia 8 de março, reuniu mais de 200 estudantes. Defensores públicos de Minas Gerais foram convidados para participar da conversa.
publicado: 13/03/2023 11h36, última modificação: 07/03/2024 19h14

Na semana de celebração ao Dia Internacional da Mulher, uma questão ainda ecoa de forma preocupante na sociedade: a violência praticada contra as mulheres. Discutir o assunto e tratá-lo em todas as perspectivas possíveis foi a proposta adotada para uma roda de conversa promovida pelo IFMG - Campus Ribeirão das Neves, que contou com a participação da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

No auditório lotado, o debate reuniu mais de 200 jovens – alunos de cursos técnicos integrados e de graduação –, que ficaram por quase duas horas atentos às discussões e questões levantadas por três debatedores convidados: a coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM) da DPMG, defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves; o também defensor público em atuação no município, Hélio Botelho Piovesan; e a coordenadora de Políticas de Prevenção à Violência Doméstica e membra da Comissão Estadual da Mulher Advogada na OAB/MG, Isabel Araújo Rodrigues.

O encontro abordou questões como a educação em direitos, a trajetória de uma violência até a prática de um feminicídio, a importância de percepção da mulher quanto aos sinais dessa prática e os caminhos a serem percorridos em busca de ajuda oportuna. Questões levantadas pela participação e interação com o público ajudaram a aprofundar as discussões.

Para a defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, o evento foi mais uma grande oportunidade de discutir e trazer luz ao assunto ainda tratado de forma tão silenciosa quanto sua prática. Segundo ela, discutir a violência contra a mulher numa data tão simbólica e de celebração é algo de extrema importância na conscientização sobre o tema, sobretudo, entre a população jovem.

“O público de alunas e alunos do IFMG é consciente de seus direitos e extremamente participativo. “Foi maravilhoso estar inserida nessa troca de experiências. Particularmente, fiquei impressionada com a enorme interação de meninos nas discussões, sabedores de que são eles, os homens, os principais autores de violência de gênero contra as mulheres”, completou a coordenadora da CEDEM.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação DPMG

registrado em: