Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG recebe recursos para implantar Espaço 4.0
conteúdo

Notícias

IFMG recebe recursos para implantar Espaço 4.0

Projeto prevê oferta de cursos rápidos para jovens na área de tecnologia e robótica. Laboratórios serão implantados nos campi Betim, Formiga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.
publicado: 26/01/2021 09h02, última modificação: 26/01/2021 09h02

Ao longo deste ano, o IFMG irá investir na criação de novos laboratórios que serão usados para capacitação de jovens em cursos de tecnologia e robótica. A iniciativa é parte de programas do Governo Federal e será viabilizada por meio de recursos dos Ministérios da Educação e da Mulher, Família e Direitos Humanos. O Espaço 4.0 ofertará cursos como desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores, robótica entre outros.

Uma das iniciativas é o programa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que leva em consideração os desafios e oportunidades da Agenda 4.0. O objetivo é dar acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade de jovens no atual mercado de trabalho. Os recursos para implementação dos Espaço 4.0 são aplicados por alocação de emendas parlamentares.

O Campus Betim receberá um desses laboratórios. De acordo com a direção-geral da unidade, o processo para aquisição dos equipamentos foi iniciado a partir da descentralização de recursos, que ocorreu em dezembro de 2020. “Esperamos finalizar os processos de compra este ano e iniciar as atividades assim que possível”, afirma a chefe de Gabinete do campus, Vívian Andaki.

Serão investidos R$ 300 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Lucas Gonzales. De acordo com o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG, Tiago Simão Ferreira, para aprovação do projeto, foi desenvolvido um plano de trabalho enviado à SNJ em julho de 2020. 

Inicialmente, serão oferecidos dez cursos por semestre, com turmas de oito alunos. As capacitações terão duração de 20 ou 40 horas e vão abranger as seguintes áreas: Desenho 2D, Desenho e Impressão 3D, Introdução à Programação Web, Desenvolvimento de aplicativo Android, Montagem e manutenção de computadores, Análise e interpretação de esquemas elétricos de notebook, Manutenção de Notebook, Instalação e configuração de redes de computadores, Eletrônica Básica, Internet das Coisas e Robótica Educacional.

Os cursos terão apoio dos docentes das áreas de Mecânica, Automação Industrial e Tecnologia da Informação. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos. As atividades serão realizadas no Laboratório de Mecânica do Campus Betim.

Além de Betim, os campi Formiga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves também receberão laboratórios semelhantes ao Espaço 4.0. No caso dessas três unidades, os locais serão implementados com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação, dentro do projeto Espaço Maker. A definição desses campi para receber os investimentos foi feita via edital do NIT, cuja seleção ocorreu no primeiro semestre de 2020.