Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex seleciona bolsista para o Centro de Memória da instituição
conteúdo

Notícias

Proex seleciona bolsista para o Centro de Memória da instituição

Candidatos podem realizar inscrições até 23 de março. Para o selecionado, a bolsa é de R$ 1.500, com dedicação de 20 horas semanais, para atuação no Campus Ouro Branco.
publicado: 12/03/2020 13h34, última modificação: 11/05/2023 09h38

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFMG oferta, por meio do edital 07/2020, uma vaga para bolsista, que vai atuar juntamente à Comissão do Centro de Memória. Uma das funções desempenhadas pelo selecionado será a produção de conteúdos, mediante a realização de pesquisas para o portal do Centro de Memória, sob orientação do coordenador. 

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar, como requisito básico, título de mestre ou matrícula em curso de mestrado, além de formação preferencial em História acompanhada por produções científicas na área. Além disso, os interessados devem possuir conhecimentos e afinidade com técnicas de pesquisa relacionadas à história oral.

Carga horária, remuneração e inscrições

O candidato selecionado vai receber bolsa no valor de R$ 1.500 e a carga horária semanal será de 20 horas, com encontros periódicos no Campus Ouro Branco. A bolsa terá duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogada a critério da Proex. Outras informações relacionadas às atribuições do bolsista estão descritas no item 4 do edital.

As inscrições estão abertas até 23 de março e podem ser realizadas por meio do e-mail editais.proex@ifmg.edu.br. Para efetivação do processo, o candidato deve anexar, ao corpo do e-mail, o formulário de inscrição (anexo I), devidamente preenchido e em formato PDF. Além disso, deverão ser encaminhados os documentos comprobatórios de acordo com as diretrizes do edital 07/2020. Outras informações relacionadas à inscrição estão discriminadas no item 5 do edital.

Passado o período de inscrições, a seleção será realizada em duas etapas, sendo a primeira, uma análise curricular e, a segunda, uma entrevista presencial. De acordo com cronograma discriminado no item 2 do edital, as duas etapas serão realizadas entre os dias 30 e 31 de março. Já o resultado final, passados os prazos para recursos, será divulgado no dia 6 de abril.

Acesse a página de editais da Proex e confira mais informações sobre o processo.

Sobre o Centro de Memória

O projeto Centro de Memória pretende implementar uma política de acervo que, por sua vez, valorize o patrimônio imagético por meio de uma construção narrativa das memórias do IFMG.

Segundo o edital 75/2019, que iniciou o andamento da implementação do Centro de Memória do IFMG, o intuito do projeto é o de “integrar ações já realizadas e em desenvolvimento, além de envolver ativamente estudantes, professores e suas comunidades a fim de fortalecer a criação de narrativas e memórias significativas da origem, composição e trajetória da instituição, respeitando e valorizando a sua diversidade institucional.”

Leia mais: 

Definido o coordenador para atuar na implementação do Centro de Memória do IFMG

registrado em: