Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG têm dois projetos selecionados em programa americano de jovens líderes
conteúdo

Notícias

IFMG têm dois projetos selecionados em programa americano de jovens líderes

É a segunda vez consecutiva que os campi Betim e Ouro Preto são selecionados no programa Power4Girls.
publicado: 23/03/2023 11h50, última modificação: 06/03/2024 17h00

Pelo segundo ano consecutivo, duas equipes do IFMG, dos campi Betim e Ouro Preto, foram selecionadas dentre as 20 melhores propostas do Brasil para participar da edição 2023 do programa Power4Girls – Empower to Lead! O programa é financiado pela Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil e visa empoderar meninas por meio de estratégias de empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. Conheças os projetos do IFMG selecionados na edição de 2023 do Power4Girls:

O Campus Betim está concorrendo com o projeto UniBeauty, um aparelho mecanizado que simula os movimentos de uma automaquiagem, possibilitando que pessoas com mobilidade reduzida possam utilizar produtos de beleza como base, rímel e blush e se maquiar de forma autônoma.

A equipe é formada pelas estudantes Maria Luiza Valquirian Leite de Souza, Eduarda Messias dos Santos, Carolina Stephany Reis e Ana Luiza de Souza Medeiros, do 2º ano do curso técnico integrado em Mecânica. O orientador responsável é o professor Gabriel Mendes de Almeida Carvalho. 

Com o projeto MIRA, as estudantes Maria Eduarda Neves de Almeida, Isabella Heloísa Jacinto do Nascimento, Rayssa de Oliveira Mendes e Ana Clara Alves Belmonte Galvão, do 1º ano do curso técnico integrado em Automação, Campus Ouro Preto, pretendem desenvolver uma pulseira vibratória para auxiliar mães com deficiência auditiva na identificação do choro do bebê.  

Segundo a orientadora do projeto, Cristina Alves Maertens, a pulseira, além de vibrar, acenderá luzes coloridas que indicarão com a assistência de um sensor no berço do bebê, a intensidade do choro da criança. A pulseira também poderá ser utilizada por idosos ou qualquer outro grupo de pessoas sobre a hora exata de tomar remédios.  

Entre os meses de abril a setembro, as equipes participarão online de cursos, oficinas, tarefas e atividades interativas focadas em temas como: liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino. A etapa final será realizada entre os dias 5 a 7 de outubro, em Brasília, com a premiação dos três melhores projetos. 

Clique Aqui | Veja as equipes selecionadas para o Power4Girls 2023

Projeto com temática de mineração conquistou 3º lugar em 2022 

Em 2022, a equipe Betgirls, do Campus Betim, composta por Dafne Silva, Ellen Santos, Kathleen Matos, Mayra Viana, e orientada pelo professor Paulo Borges, conquistou o 3º lugar com o projeto “Corretivo de Solo proveniente do Rejeito da Mineração de Calcário”. A ideia partiu da necessidade de criar um produto de baixo custo que utilizasse o rejeito de calcário em hortas comunitárias e plantações de subsistência.  

Power4Girls 2023 

O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Instituto Glória e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federa de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como objetivo empoderar meninas por meio do estímulo à criatividade e inovação. Saiba mais em https://power4girls.com.br/.

Saiba mais:

Equipe feminina do Campus Betim é premiada em programa americano