Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para cursos gratuitos de francês

Inscrições abertas para cursos gratuitos de francês

Vagas são para estudantes e servidores. Há opção de Francês Iniciante e Francês para Mobilidade Estudantil (Franmobe)
publicado: 08/04/2024 16h32, última modificação: 12/04/2024 13h10

Estão abertas, até 14 de abril, as inscrições para alunos e servidores interessados em participar dos cursos de francês ministrados por meio do programa Assistentes de Francês 2024.  A chamada, publicada em 5 de abril pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), contempla turmas para os cursos de Francês Iniciante e Francês para Mobilidade Estudantil (Franmobe).

Ao todo, serão selecionados 45 estudantes dos cursos regulares - técnico, graduação e pós-graduação - do IFMG e 15  servidores ativos para o curso de Francês iniciante - francês como língua estrangeira e 20 estudantes dos cursos regulares para o curso Franmobe - Francês para mobilidade estudantil, de todos os campi. São três turmas de nível iniciante e uma turma Franmobe, com 20 alunos cada.

Os cursos são gratuitos, à distância, com aulas síncronas ministrados pelo Assistente Francês designado para o programa no IFMG durante 30 semanas. A carga horária total é de 130 horas, sendo 50 horas para aulas síncronas, 50 horas de atividades assíncronas e 30 horas de atividades complementares, da segunda quinzena de abril até a primeira quinzena de dezembro.

Francês iniciante: Aborda diversos aspectos da língua francesa, com o objetivo de ajudar os alunos a adquirirem habilidades básicas em leitura, escrita, compreensão oral, conversação, gramática e vocabulário. Além disso, inclui informações sobre a cultura francesa e atividades práticas para reforçar o aprendizado.

Franmobe:  É um programa específico de aprendizagem do francês que oferece apoio paralelo aos  estudantes no desenvolvimento de seu projeto de mobilidade em uma universidade francesa ou de outro país de língua francesa. A progressão de aprendizagem no padrão Franmobe visa adquirir em quatro semestres (podendo ser estendido até seis semestres) o nível de francês necessário para acessar um programa de mobilidade específico, sendo um projeto por semestre. Os estudantes selecionados no edital do IFMG farão o equivalente a dois semestres do programa neste ano letivo, ou seja, desenvolverão dois dos quatro projetos.

O Franmobe é direcionado exclusivamente a alunos, que tenham a intenção de fazer mobilidade acadêmica para países de língua francesa. Para inscrição, é necessário ter conhecimento mínimo no nível A2 do idioma francês, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), visando melhor aproveitamento do curso. Nesse nível, o estudante pode entender frases e expressões relacionadas a informações pessoais, compras, trabalho, além de conseguir se expressar em situações simples e rotineiras que exigem troca direta de informações sobre atividades e interesses. Atividades síncronas às quintas-feiras, das 17h às 18h40.

Já para o curso Francês Iniciante - Francês como língua estrangeira, são aceitos alunos com pouco  ou nenhum conhecimento do idioma francês. As aulas síncronas ocorrerão às terças-feiras, das 17h às 18h40; ou das 19h às 20h40; ou, ainda às quartas-feiras, das 19h às 20h40.

As inscrições serão exclusivamente on-line até às 23h59 do dia 14 de abril de 2024: CLIQUE AQUI

Acesse aqui o edital com instruções completas e o cronograma

O processo seletivo será realizado por meio da inscrição e sorteio, caso haja inscritos além do número de vagas disponíveis. Para o curso Franmobe, haverá etapa eliminatória para verificação do nível mínimo A2 de conhecimento da língua francesa

Assistente de Francês - O programa "Assistentes de Francês" criado em 2010 foi implementado pela Embaixada da França, em parceria com o France Education International, agência do Ministério de Educação Nacional francês, a fim de incentivar o ensino de idiomas, o intercâmbio cultural, a difusão das culturas francófonas, o aprimoramento do aprendizado da língua francesa, a preparação de alunos para a mobilidade acadêmica internacional e a troca de conhecimentos e de experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de educação profissional, além de  promover o fortalecimento da internacionalização nas instituições da rede federal.

registrado em: