Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições prorrogadas para seleção de três professores visitantes
conteúdo

Notícias

Inscrições prorrogadas para seleção de três professores visitantes

IFMG está com oportunidades abertas para profissionais que desejam atuar em projetos de fortalecimento de estratégias nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Inscrições até 8 de agosto.
publicado: 19/07/2021 13h58, última modificação: 13/03/2024 13h05

O IFMG decidiu prorrogar o período de inscrições do processo seletivo de três professores visitantes. De acordo com a retificação nº 2 do edital 37/2021, os interessados terão agora até o dia 8 de agosto para se inscrever. Dessa forma, todo o cronograma previsto inicialmente também fica alterado. São oportunidades com carga horária semanal de 40 horas e remuneração mensal que pode chegar a R$ 6.289,21 (e benefícios), conforme a formação do candidato aprovado.

Para participar, o interessado vai precisar seguir os passos descritos no edital nº 37/2021 e enviar a documentação exigida. As inscrições devem ser realizadas pela página de concursos (clique para acessar).

Conforme as regras do processo, serão selecionados profissionais que tenham atuação nas seguintes áreas: 1) análise de dados educacionais e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Extensão; 2) análise de dados educacionais e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Ensino; 3) ética em pesquisa e bioética: política institucional e boas práticas. Cada vaga tem requisitos distintos, enumerados a seguir:

1 - Análise de dados e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Extensão

  • formação em curso de licenciatura em matemática, química ou física;
  • doutorado há, no mínimo, dois anos;
  • conhecimentos em análise de dados; técnicas de análise descritiva, inferencial (testes de hipótese) e multivariada (análise fatorial);
  • conhecimento em utilização de softwares estatísticos como R, PSPP, planilhas de cálculo e similares.

2 - Análise de dados educacionais e planejamento estratégico da Pró-reitoria de Ensino

  • formação em curso de licenciatura em matemática, química ou física;
  • doutorado há, no mínimo, 2 (dois) anos;
  • conhecimentos em análise descritiva de dados; legislação educacional; avaliação interna e externa de cursos superiores.

3 - Ética em pesquisa e bioética: política institucional e boas práticas

  • doutorado há, no mínimo, 2 (dois) anos, em uma das seguintes áreas: políticas sociais, saúde pública, saúde coletiva, ciências da saúde;
  • experiência de pesquisa nos temas: ética em pesquisa; bioética; conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica; constituição e funcionamento de Comitês de Ética em pesquisa com seres humanos e pesquisa com animais; acesso ao Patrimônio Genético (PG) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA).

Para se inscrever, será preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50. Não será permitido que o mesmo candidato se inscreva para mais de uma vaga. A seleção será realizada em três etapas. A primeira refere-se à entrega da documentação, que será eliminatória. A avaliação do curriculum Lattes será realizada a partir de 19 de agosto. Já a terceira etapa, que corresponde a uma apresentação oral, está prevista para ocorrer entre 31 de agosto e 2 de setembro.

A contratação dos professores visitantes tem por objetivo contribuir para o aprimoramento e execução de programas de ensino, pesquisa e extensão; viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico; entre outros objetivos elencados no item 4 do edital 37. Após a aprovação e convocação, o candidato será vinculado ao Polo de Inovação. As pesquisas e atividades, quando forem presenciais, serão realizadas na Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte, ou em alguns dos 18 campi, para reuniões de trabalho.

Acesse a página de concursos para se inscrever