Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Levantamento da Gestão de Pessoas aponta principais interesses dos servidores em capacitação
conteúdo

Notícias

Levantamento da Gestão de Pessoas aponta principais interesses dos servidores em capacitação

publicado: 21/02/2017 09h34, última modificação: 21/02/2017 09h34

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Comissão de Capacitação, realizou, no último mês de janeiro, um Levantamento de necessidades de capacitação 2017. Além das demandas relacionadas à capacitação, os resultados mostram o envolvimento de todos os campi com destaque para a participação dos servidores da Reitoria (14%) e do campus Ouro Preto (13%).

Atualmente, o IFMG conta com 1.589 servidores ativos, sendo 829 docentes e 760 técnicos administrativos. Ao todo, 496 servidores responderam ao formulário, sendo 44,8% da carreira de técnico e 55,2% da carreira de magistério. Deste total, 30% dos respondentes possuem algum cargo de gestão e 60% atuam na instituição a menos de cinco anos.

Em relação ao nível de escolaridade dos respondentes, constatou-se que 3,4% possuem ensino médio, 12,1% graduação, 32,5% possuem pós lato sensu, 38,7% possuem mestrado, 10,7% possuem doutorado e 0,8% possui pós-doutorado, totalizando 50,2 % servidores com pós-graduação stricto sensu.

Ao serem questionados sobre o interesse em participar de algum curso nos próximos dois anos, 4,8% dos servidores manifestam interesse em cursos de especialização; 37,7% mestrado; 38,1% doutorado e 11% cursos de pós-doutorado. Apenas 3,6% dos participantes afirmaram não possuir interesse em frequentar algum curso de educação formal nos próximos dois anos.

Entre as temáticas apresentadas, cinco delas merecem destaque por terem sido as aquelas que o público demonstrou maior interesse: 1 – Inglês; 2 – Carreira; 3 - Gerenciamento de Projetos; 4 - Elaboração de Projetos de Pesquisa e 5 - Elaboração de Projetos de Extensão. Agora, a comissão está trabalhando para que essas temáticas sejam contempladas em variadas formas.

De acordo com o presidente da Comissão, Daniel dos Reis Pedrosa, “o processo de levantamento de necessidades de capacitação é importante para termos uma visão geral do cenário de capacitação no IFMG, possibilitando aos servidores poderem apresentar suas demandas de capacitação. Com isso, a comissão tem se debruçado sobre os dados obtidos para elaborar um Plano de Capacitação que atinja o maior número de servidores possível no IFMG. Nosso intuito é que todos se sintam convidados a participarem das ações propostas, que terão uma abrangência direta com a formação tanto pessoal quanto profissional, promovendo um desenvolvimento pleno dos servidores”.

Levantamento – dados tabulados